Jardim Botânico da Ajuda: o pequeno Versailles tropical com vista para o Tejo

Foi construído em 1768 e fez 250 anos no início deste mês de Fevereiro. Fica localizado na Calçada da Ajuda - cinco minutos a pé do Palácio - e é um pequeno Versailles tropical de dois andares no coração de Lisboa. No primeiro terraço os arbustos e árvores organizam-se em formas geométricas circundando as fontes de estilo barroco que ali se encontram. A maior, a Fonte das 40 Bicas, encontra-se bem no centro e chama a nossa atenção pelas serpentes e cavalos-marinhos que jorram água para o céu.
Bem no centro está também a escadaria neo-clássica com a estátua do Infante D. José cujos degraus dão acesso ao segundo terraço. Ali, além da fantástica vista para a ponte 25 de Abril e para o Tejo, encontramos árvores de vários pontos do mundo. Algumas delas têm raízes tão profundas e dimensões tão elevadas que percebemos de imediato que estão ali há séculos. É giro imaginar as histórias que elas nos poderiam contas se falassem.
Há uma árvore que tenho de destacar, chama-se Schotia Afra e parece um pequeno alpendre pela sua estrutura e pelos bancos que se abrigam debaixo dela, é um cantinho mesmo amoroso. Neste terraço existem ainda algumas estufas - que estavam fechadas quando visitei - onde podemos ver várias espécies de suculentas ou orquídeas.
Uma visita que vale mesmo a pena para uma tarde de Domingo e que se possível se deve arrastar até ao pôr-do-sol. É incrível como depois de mais de dois anos a viver em Lisboa ainda se encontram sítios novos para explorar - em breve falar-vos-ei de outro. Esta cidade tem mais recantos escondidos que aqueles que aparenta.
Informações
Os preços de entrada no jardim são de 2 euros para adultos, 1 euro para estudantes e maiores de 65 anos, 5 euros para famílias e grátis para estudantes da Universidade de Lisboa e crianças com menos de seis anos. Como o jardim está a celebrar o seu aniversário existem várias atividades a acontecer - podem ler mais AQUI. Além disso, o espaço têm também um restaurante onde, pelo que percebi, se podem realizar festas de aniversários e outros eventos.

Share:

2 Comentários

  1. Se há coisa que aprecio em fotografia é a combinação harmoniosa de cores e queria apenas começar por dizer que atingiste isso na perfeição, estão absolutamente fantásticas!!
    Quanto ao jardim, sou de Lisboa e pelo menos num passado relativamente recente não visitei e parece super giro. Chorei um bocadinho porque sou da UNL e não da UL mas 1 eur também não é nada. Irei visitar definitivamente!

    ResponderEliminar
  2. Nunca visitei, mas pelas fotos parece ser um local encantador!
    Gostei muito do teu blog <3 segui
    Beijinhos!

    Blog ♡ SimplyNeca | Instagram

    ResponderEliminar