para aproveitar os festivais de verão ao máximo.

Dicas, sugestões e opiniões - e outfits - para aproveitarem da melhor forma todos os festivais de verão que farão vibrar o país de norte a sul durante o verão.
1. Antecipem-se e procurem todas as informações sobre o festival a que vão e sobre os concertos. Horários, palcos, estacionamentos, pontos de refeições, casas de banho, multibanco e tudo aquilo que acham que precisam de saber. No meio de 55 mil pessoas o nosso poder de orientação tende a diminuir e por isso temos mesmo de ter uma ideia prévia dos sítios. Além disso, definam os concertos que querem mesmo ver e aqueles que, infelizmente, terão de ficar para a próxima. Provavelmente terão de sair mais cedo de um concerto para garantir um bom lugar no vosso preferido da noite. Terão mesmo de se organizar e de fazer escolhas principalmente se forem em grupo e uma pessoa quiser estar no palco secundário às 22h e outra no palco principal às 22h15.

2. Vejam concertos de bandas que não conhecem. Compramos os bilhetes porque queremos muito ver a banda X e a banda Y mas isso não nos deve impedir de assistir a concertos de artistas com os quais não estavam tão familiarizados ou de que nem sequer tínhamos ouvido falar antes. É experiência e é uma excelente oportunidade para conhecer novos estilos musicais e novas músicas. Quem sabe se não descobres uma das tuas próximas bandas favoritas.
3. Usa menos o telemóvel e vive mais a música. Uma fotografia para o Instagram é aceitável, uma sessão já ultrapassa os limites. Um foto de amigos é compreensível, 303 selfies em grupo já é exagero. Uma fotografia da tua banda preferida ou um vídeo da música da tua vida é perfeitamente normal mas um livestream nos instastories já ninguém aguenta. É melhor viver um concerto do que dizer que se está num concerto. É bom gravar certos momentos porque queremos eternizá-los e revê-los depois mas não podemos deixar que isso nos impeça de aproveitar o que está a acontecer à nossa volta. Há poucas coisas melhores do que cantar as músicas que adoramos em multidão envolvidos naquela energia e emoção que só um concerto ao vivo consegue criar.

4. No que diz respeito a roupa acho que impera sempre o conforto. Provavelmente vamos levar com cerveja em cima, de certeza que teremos de nos sentar no chão - atenção ao comprimentos dos vestidos/saias - e as probabilidades de haver pó por todo o lado são elevadíssimas. As regras dizem que se este se localizar num espaço mais urbano podemos apostar em algo mais composto mas que se o cenário for a natureza o melhor mesmo é dar prioridade à simplicidade. Acho que faz sentido.
O que podemos vestir, então? Há algumas peças que são a cara de um festival como t-shirts, peças em ganga, casacos de cabedal e um bom par de All Stars. Temos de estar confortáveis mas isso não significa que não podemos estar giras. Afinal de contas, umas calças de ganga simples são tão confortáveis como umas calças de ganga com padrão. Além disso, podemos sempre apostar em alguns acessórios como lenços e alguma bijutaria para dar um toque especial. Levem esta coisa da moda de forma natural e usem algo dentro do vosso estilo. Não invistam numa onda mais boho só porque é o que se vê no Coachella. Os brallets de renda, as coroas de flores, as franjas e as transparências já não surpreendem. E usar t-shirts dos Rolling Stones no concerto dos Tame Impala também é algo que não faz muito sentido. Deixo-vos com alguns outfits:
Número 1
Número 2
Número 3
5. Existe três peças à qual tem de dar especial atenção - ao calçado, à mala e ao casaco. No calçado façam um favor a vocês próprias e deixem cunhas e saltos em casa. Ir a um festival implica passar muito tempo em pé e caminhar bastante. Perder concertos por dores nos pés ou acabar a noite descalças é um atentado, amigas. As sandálias também não são a opção mais inteligente uma vez que não se dão muito bem com as pisadelas. Ténis são vida. Ou então, podem optar por botins mas certifiquem-se que são mesmo confortáveis. 
Prefiram uma pequena mala em vez de uma mochila. As mochilas são aparentemente mais práticas mas o mais certo é andarem a noite toda a abalroar pessoas na multidão, ficarem presas em tudo o que é sítio e serem mais facilmente assaltadas. Uma mala pequena - com espaço para telemóvel, cartões e uma nota - usada à tiracolo não vos ocupa as mãos e fica num ângulo de visão mais seguro.
Sigam o concelho da vossa mãe e da vossa avó e não deixem o casaquinho em casa. Por muito que digamos que não, no final da noite faz sempre frio e temos de lidar com um vento desagradável. Escolham um que seja fácil de colocar à cintura ou uma peça que possam arrumar dentro da mala, como uma camisa de ganga.

6. Tenham cuidado com o sol. Não dispensem a camada de protector sol antes de saírem de casa, não se esqueçam dos óculos de sol e se quiserem, levem um chapéu ou boné.

7. Leiam um artigo chamado "Os 10 mandamentos dos festivais de verão" escrito pelo Alexandre Borges para o Observador - está muito mas muito bom!

Acho que é tudo. Quais são os festivais a que vão este verão? Divirtam-se.

Share:

2 Comentários

  1. Acreditas que me apaixonei por bandas que nem conhecia em festivais de Verão? É mesmo como dizes, há imenso para conhecer!
    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pelo post, Catarina :)
    Quanto aos looks... achei o primeiro, perfeito!

    ResponderEliminar