world press photo || uma janela para o mundo.

A exposição com as melhores fotografias de fotojornalismo do ano da World Press Photo está em Portugal - em Lisboa no Museu Nacional de Etnologia - e é uma excelente oportunidade para emergirmos na realidade do mundo em que vivemos. A fotografia sempre foi algo pela qual tive muito carinho e uma carreira no fotojornalismo não é algo que descarte das minhas possibilidades e por isso, como devem estar a prever, gostei imenso da galeria e acho que é algo que toda a gente devia visitar. Porquê? Primeiro pelas fotos mais duras, cruas e que nos dão uma chapada de realidade e depois pelas mais belas e que contam histórias de vida na qual encontramos sempre algo de interessante e enriquecedor. Há lugar para o lado negro da humanidade - fotografias de guerra, de violência e de refugiados, por exemplo. Estas são imagens mais polémicas mas que para mim faz todo o sentido serem tiradas e partilhadas para que o resto do mundo ver - precisamos de ter noção da realidade em geral e não só daquela em que vivemos.
 No entanto podemos ver imagens que retratam grandes momentos desportivos e que no contam vidas quotidianas e simples - mas que são belas só por si mesmas. Também se mostra, em menos quantidade, o que foi feito de bom - por exemplo, uma foto-reportagem sobre a salvação dos pandas e o facto de estes deixarem de estar em extinção da qual gostei imenso.
Posto isto, tirem uma hora do vosso tempo para ver com atenção cada fotografia e para ler todas as legendas que as contextualizam e personalizam.
Já tiveram oportunidade de visitar?

Share:

4 Comentários

  1. Tenho tanta pena de não puder ver! São fotos que dizem tanto!

    Beijinhoo
    RITISSIMA BLOG

    ResponderEliminar
  2. As fotos são muito boas e muito fortes!! A mensagem em cada uma delas esta bem visível.
    _________________________
    All The way is an adventure
    Jess & Rose Blog | Instagram | Youtube

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pelo comentário Catarina!
    Quero muito ir ver o World Press Photo, principalmente por este lado (como referes) jornalístico e de reportagem que me fascina.

    ResponderEliminar