Entrevistas de emprego

Dada a altura em que nos encontramos é cada ver mais frequente a procura de emprego e a ida a entrevistas, portanto acho que um post acerca de como nos apresentar-mos será bem vindo, concordam? Pois a nossa aparência é muito importante no que diz respeito a causar um primeira impressão positiva e é meio caminho andado para que sejamos contratados. Podem dizer que não mas a imagem importa e muito. Ninguém vai contratar um pessoa para um loja se esta tiver os dentes estragados, por exemplo. 

Deixo então aqui alguma dicas para vos orientar, algumas são BÁSICAS mas ainda há quem se esqueça! 

Cabelo: O cabelo faz toda a diferença numa pessoa, podem optar por fazer um penteado simples como um rabo de cavalo ou o coque (ou solto) mas nunca optem por algo exagerado como se fossem para um casamento ou gala. As raízes por pintar, muitas pontas espigadas (visíveis ao longe) e cabelo molhado dão normalmente mau aspecto portanto cuidado. 

Maquilhagem: A make up quer-se soft e elegante, nada de muitos exageros e de maquilhagem muito elaborada. E claro tem de ser bem feita, lápis ou batom borratado dão mau aspecto, portanto se não tens experiência com make não arrisques. Outro aspecto são as unhas que devem estar limpas e se pintadas já mais com o verniz lascado.Os vernizes também devem ser discretos como bejes, cinzas, rosinhas, etc. 



Higiene: Antes de seres bonita ou arranjada tens de ser limpa, e não é só tomar um banho! Os dentes são mesmo muito importantes, portanto tê-los brancos e sem cáries é imprescindível. Outro aspecto é os pêlos, quer em homens quer em mulheres. O buço por fazer é impensável assim como as sobrancelhas e para os homens os pêlos do nariz. Para não falar das axilas no verão! As unhas sempre limpas como já disse em cima! 

Roupa: Se a empresa tiver um dress code convém usá-lo logo na entrevista para mostrar que está por dentro do assunto e empenhado para começar um novo trabalho. Depois o truque está em saber se adequar ao local e ao próprio emprego. Geralmente deve-se excluir, transparências (soutien à mostra jamais), saias/vestidos muito curtas, decotes exagerados, calças rasgadas, fato de treino, camisolas de alças e costas abertas, cores chamativas e padrões exuberantes, etc. Normalmente exclui-se tudo o que pareça vulgar e demasiado casual. Deve-se optar por looks mais clássicos constituídos por blazers, camisas, salto alto, saias lápis, sabrinas, vestidos simples, calças formais e todo em cores sóbrias e neutras (pode sempre ter algum apontamento de cor). 

Tumblr_ljqikcoavq1qffmx3o1_500_large

Para a entrevista correr bem, devem ainda manter a calma, falar pausadamente, sem demasiados gestos com as mãos, manter sempre a postura, falar com determinação, fazer perguntas pertinentes, responder de forma objectiva e directa e mais que tudo: mostrar interesse!

Num próximo post trarei ideias de looks para usar numa entrevista, fiquem atentas.

Gostaram das dicas? Que erros comuns costumam ver nas entrevistas? Beijinhos 

Share:

2 Comentários