Qual é o teu formato de corpo?

Cada uma de nós tem um corpo diferente e mais do que vestir as últimas tendências devemos vestir aquilo que realmente nos fica bem, então eu hoje decidi trazer-vos os formatos de corpos que existem, as suas características, o que usar e o que não usar e ainda um look como exemplo. Vai ser um post longo mas acho que vos vai ser muito útil. 

As figuras correspondem há ordem de que os diferentes tipos aparecem em baixo. 



Ampulheta

Um corpo com este formato tem anca e ombros com a mesma largura, cintura fina e corpo com curvas suaves e harmoniosas.

O que usar?

Para a parte de cima deve ser usar mangas justas, quer no verão quer no inverno. Para a parte de baixo deve usar calças justas ou rectas. E saias e vestidos justos pois evidenciam a silhueta. Pode e deve usar a tão actual cintura subida. A nível de acessórios use e abuse se cintos.

Deve evitar:

Casacos e vestidos com um corte recto pois vão “apagar” de certa forma as curva. Não deve usar roupas muito largas e volumosas.

Uma camisola básica simples e nem justa nem larga é a melhor opção assim uns jeans slim. Nada melhor que um blazer para evidenciar a cintura assim como o cinto. Depois complementei com acessórios em castanho. 

 Oval

Um corpo oval tem uma forma redonda principalmente na zona da cintura, esta que é pouco evidencia.

O que usar?

Parte de cima com decotes em V e U. Deve também usar-se túnicas e camisolas que chegam a meio da anca. No verão aposte apenas em mangas cortas. Para a parte de baixo use cortes rectos quer em saias, vestidos e calças. As saias e vestidos devem ser até aos joelhos. Riscas na vertical pois dão a ilusão de uma silhueta mais fina e alta.
A nível de acessórios use colares, brincos e anéis. E salto grosso.

Evite:

Tecidos trabalhados e volumosos. Saias e vestidos rodados, volumosos e curtos. Riscas horizontais em tudo o que é roupa. Padrões com estampas grandes e cores fortes. Nada de peças muito largas e muito justo. A nível de acessórios evite malas grandes, cintos, saltos finos e lenços no pescoço.
Nada melhor que para um corpo oval do que um blusa preta fluída com decote em V e umas calças com riscas verticais para dar a sensação de verticalidade e "esticar a silhueta", Depois complementei com acessórios grandes que são bastante importantes. Um saltos grossos e uma mala pequena. 


Rectângulo

A cintura, os ombros e a anca estão equivalentes ou seja o corpo tem poucas curvas.

O que usar?

Para a parte de cima blusas/vestidos com decote em V ou U e abuse também de casacos e jaquetas para dar volume. Para a parte de baixo use pantalonas, calças à boca-de-sino e saias rodadas. No geral opte por tecidos fluidos e com textura. Para acessórios abuse de cintos acima da cintura.

O que evitar:

Na parte de cima evite golas altas, blusas com elástico no fundo, camisolas justas e curtas e peças muito largas. Para baixo não use calças com pregas, cós alto, calças baggy e cintura alta. No geral evite roupas muito largas, estampas muito exageradas e peças que marquem muito a cintura.

Nada melhor que estas pantalonas, não podia haver parte melhor para dar volume e criar curvas do que estas. Combinadas com um blusa com decote em V por dentro favorece a cintura. O casaco num modelo "chanel" com esta textura só pode favorecer. Combinei depois com uma mala e pulseira na cor azul mais vivo pata contrastar. 

Pêra

O corpo pêra tem os ombros mais pequenos que as ancas. Tem a cintura muito evidente e as curvas muito acentuadas.

O que eu usar?

Para a parte de cima abuse de camisolas e blusas fluidas, com detalhes horizontais e decotes vigorosos. Aposte também em cores vibrantes e em casacos cintados. Para a parte de baixo opte por cortes rectos e afunilados. Com detalhes verticais (como riscas) e cores escuras. Para acessórios abuse de colares curtos, brincos grandes, cintos e saltos altos.

Deve evitar:

Partes de baixo (saias, calças e calções) de cores claras, justas, com estampados e afuniladas. Malas com alças compridas pela anca. Saias e vestidos com pregas. E partes de baixo com bolsos grandes e bordados na parte da anca.


Uma parte de baixo escura e mais recta vai diminuir enquanto que uma parte de cima numa cor clara (um tom salmão), fluída e com um decote vai chamar atenção para cima e não para baixo. Depois é só complementar com os acessórios certos como malas com alça cor, neste caso esta branca, brincos grandes e colar pequeno neste caso em tons de dourado. Não esquecer os saltos!

Triângulo Invertido

Neste caso os ombros são mais largos que as ancas e consequente as costas são largas, a cintura recta e as pernas longas e finas.

O que usar?

Em cima use e abuse de blusas com cores escuras, decotes em V e peplum. Para baixo use calças de cores fortes e de cores claras e vestidos e saias com cortes com volume como o corte balão, saias rodadas com folhos e detalhes. Para acessórios opte por anéis grandes, pulseiras e mais pulseiras, colares compridos, lenços e écharpes.

Evite:

Para cima evite estampados, ombreiras, golas e mangas elaboradas, caicais e decotes  barco. Para baixo evite roupa justa, calças afuniladas e cintura alta. Em acessórios não use brincos grandes, malas com alças pequenas e colares curtos. 

Uma parte de cima preta e com corte peplum não podia ficar melhor num corpo triângulo invertido assim como umas calças neste tom coral forte. Pois diminui em cima e aumenta em baixo, aí está o truque. Pulseiras e anéis grandes são indispensáveis e o dourado encaixa aqui que é uma maravilha. Por fim o colar comprido para dar verticalidade à parte de cima! 

Gostaram do post? Ajudou? Se quiserem ver mais looks de algum tipo de corpo basta pedir, bjs

Share:

0 Comentários