Um Bom Estudo

As minhas aulas começaram hoje e não foi um dia tão espetacular como eu estava há espera, mas enfim! E para fechar este tema do "Regresso ás aulas" vou vos falar de algo muito mais importante que a mochila que devemos escolher ou o que devemos vestir,  vou vos falar de como estudar bem para que tenhamos os resultados esperados! Contudo não é só estudar que faz com que nos tenhamos boas notas, dormir bem (pelo menos 8 horas), ter uma alimentação equilibrada e praticar algum exercício físico são importantes pois fazem com que estejamos bem fisicamente e psicologicamente! 


NA SALA DE AULA

  • O mais importante é estarem com atenção e não conversar nem estarem a olhar para o que não devem! Pois se perceberem a matéria na sala de aula torna-se muito mais fácil estudar em casa.

  • Levar o material que é necessário é fundamental pois imaginem que se esquecem do manual e o professor o usa na aula e analisa um texto, se ninguém te emprestar perdes o fio à miada e nem podes tirar apontamentos relativos ao mesmo. 

  • Deves tirar notas e apontamentos de tudo o que está no quadro quer seja esquema ou uma simples frase ou mesmo complementar os textos dos manuais com algo que o professor diga e não esteja na escrito! Quanto mais informação retiverem melhor, pois têm mais bases para os testes. 

  • Utiliza sublinhadores e até aqueles marcadores de páginas pequenos para te organizares durante a aula. Marcar aquela página que o professor disse que era importante ou sublinhar aquela legenda da imagem que sabes que tens de saber ajuda imenso a que não te esqueças de estudar nenhum conteúdo. 

  • Fazer os apontamentos utilizando cores, esquemas, pontos e palavras chave faz com que tenhas o caderno mais organizado e  por si é mais fácil estudar e perceber o que é realmente importante. Não tens de passar exactamente como o professor escreveu no quadro, faz da maneira melhor para ti. 
Tumblr_lwq9teai191qzgt9no1_500_large
  • Aproveita para resolver logo os exercícios que o professor mandar pois assim podes ver as sua resolução, corrigi-los e ainda tirar dúvidas. Esperar que eles sejam resolvidos no quadro e copiá-los não te vai ajudar em nada, é tempo perdido.   

  • Quanto à conversa durante a aula deves aproveitar os pequenos minutos em que não estão a fazer nada, como quando o professor anda à procura da página ou quando este está a ligar o projector ou computador, são momentos "mortos" na aula em que podes relaxar e conversar alguma coisa! 


EM CASA 

  • Resolve sempre os trabalhos de casa pois ajudam a consolidar a matéria. 

  • Ler e fazer um pequeno resumo da matéria dada nas aulas daquele dia é muito bom, assim limitas-te a evitar longas sessões de estudo pois já não te lembras na matéria que deste à duas semanas atrás e fazendo esses resumos é uma maneira de memorizares pouco a pouco! 

  • Resolve exercícios de disciplinas como físico-química e matemática é bastante importante pois assim entendes se a matéria ficou bem percebi ou não, caso tenhas dificuldades a resolvê-los não te esqueças de tirar as dúvidas! 

  • Organiza os teus apontamentos! Por vezes na aula tudo acontece com alguma rapidez e tens de ser rápida a escrever, em casa podes sempre passar o caderno a limpo. 

  • Ser autónomo é uma das coisas mais importantes portanto antes de pedires ajuda a alguém tenta perceber tu a matéria com exercícios, esquemas e apontamentos. 

  • Podes sempre consultar outros livros ou até na internet para complementares os teus resumos, é uma maneira de teres bases para por exemplo responderes com lógica a uma pergunta de desenvolvimento em que tens de ter mais algum suporte! 

ANTES DE TESTES E EXAMES


  • Quando tens a matéria em dia começa por ler os resumos que fizeste anteriormente, podes sempre através deles construir esquemas para fixares melhor ou podes completá-los com o manual. 

  • Se andares meia perdida, começa por fazer logo os resumos usando o manual e o que passas-te na aula para o caderno e depois lê-os com atenção. 

  • Resolve exercícios para que percebas se a matéria ficou bem consolidada, mas fá-lo com alguns dias de antecedência para que tires a dúvidas. 

  • Depois na véspera podes sempre resolver os mesmos exercícios e posteriormente corrigi-los tu mesma. Resolve sempre aqueles em que tiveste mais dificuldades. 

  • Criar palavras, sequências ou siglas que te ajudem a memorizar esquemas, datas, nomes, leias, etc. Chamam-se a isto mnemónicas. (o exemplo mais básico é aquela para lembrar da palavras esdrúxulas, graves e agudas - EGA, conhecem?

OUTRAS DICAS

  • Quanto à internet aconselho-te a criares dois utilizadores, num tens o que fazes nos tempo livres (o teu blog, facebook, tumblr...) e noutro tens apenas o que usas para fazeres trabalhos da escola. Assim não cais em tentação de abrir a janela do Facebook quando vais  fazer uma pesquisa! 

  • Eu acho que devemos ser autónomos e sou contra as explicadoras (os)! Pois apesar de tirarem dúvidas e ajudarem (acho que o professor basta) fazem com que tu não sintas necessidade de estudar e que penses que por ter explicador já sabes a matéria toda (isto acontece bastante, claro que há casos e casos). O que acontece? Continuas as mesmas notas e os teus pais a gastar dinheiro. Principalmente quem tem explicações desde pequenos, não cria hábitos de estudo e acaba por não conseguir estudar sozinho o que o prejudica numa vida futura! 

Agora só quero mesmo aplicar estas dicas e esperar que o ano me corra bem e a vocês também! 

Share:

2 Comentários

  1. Adorei as dicas, sou como tu no que toca a métodos de estudo :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Adorei as dicas, sou como tu no que toca a métodos de estudo :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar