cinema de verão.

As férias de verão implicam muito filmes que são visto pela noite dentro. Assim, decidi que durante estes próximos meses vos trarei uma pequena opinião/sinopse/review dos filmes que vou vendo. Hoje trago-vos cinco que se inserem em vários géneros - de ficção científica a dramas românticos. Nenhum deles estreou agora mas todos eles valem a pena por uma ou outra razão. Ainda esta semana tenciono trazer-vos mais alguns que fui vendo durante estas últimas semanas. Espero que gostem:

American Beauty de Sam Mendes
American Beauty é um filme protagonizado por um homem frustrado sexualmente que vive num casamento que, com o passar dos anos, se transformou numa mera fachada. Apesar da história principal se desenrolar a partir daqui esta obra cinematográfica vai mais longe e mostra-nos uma sociedade hipócrita e de aparências. Todas as personagens têm os seus segredos sujos, todas aparentam uma coisa e se revelam outra. É um retrato muito interessante e bem construído desta sociedade que não é ela própria e que dá mais importância às aparências e aos bens-materiais que à própria felicidade. Considero-o um filme bonito e com uma mensagem importante e intemporal. Mostra-nos como as pequenas coisas podem ser bonitas e como precisamos de pouco para sermos felizes desde que nos sintamos realizados.

Atonemet de Joe Wright
O Atonement é um drama romântico entre Cecilia Tallis e Robbie Turner. Dois jovens que na noite em que admitem um ao outro que se amam são separados por uma mentira. Robbie acaba preso e como alternativa alista-se no exército britânico com o objetivo de combater na Segunda Guerra Mundial. Todo o filme gira em torno de um possível reencontro e na promessa de amor que fizeram um ao outro antes de Robbie partir para a guerra. Uma peça dinâmica, com constantes mudanças temporais e com um final inesperado que a finaliza na perfeição. Um bom filme dentro do género drama romântico com uma boa quantidade de guerra à mistura.

Forrest Gump de Robert Zemeckis
 Este filme tem como protagonista Forrest Gump, interpretado por Tom Hanks, um rapaz com um QI abaixo da média e constantemente chamado de "estúpido" em várias fases da sua vida. Graças aos ensinamentos da sua mãe e às suas boas intenções consegue ter uma vida normal e de sucesso. O grande desafio da sua vida passa pelo amor que sente por uma amiga de infância chamada Jenny que se torna numa mulher problemática envolvida em drogas e na prostituição. Acho, sem dúvida, que este é um filme importante pela sua mensagem. Mostra-nos que é possível contornar as nossas limitações e que não nos devemos deixar afetar por um simples defeito quando temos disponíveis tantas outras qualidades. Além disso, acho que o filme está construído de uma maneira muito dinâmica e interessante - as histórias do passado chegam-nos por Forrest Gump quando este conta toda a sua vida a estranhos num banco de jardim. Este clássico ganhou três óscares em 1995 - melhor filme, melhor realizador e melhor ator principal.

Good Will Hunting de Gus Van Sant
O Good Will Hunting retrata a história de Will, um rapaz muito inteligente e com muito talento para a matemática mas que trabalha como empregado de limpeza numa universidade. Will é um rapaz rebelde - tendo sido presos várias vezes - com um passado nada fácil. Quando um professor da faculdade descobre o seu dom para a matemática propõe-lhe uma troca, a prisão por aulas de matemática e sessões de terapia. Enquanto as aulas de matemática decorrem sem problemas, as sessões de terapia nem por isso. Os analistas desistem após a primeira sessão pela atitude de gozo que recebem do "génio indomável". Sean é o único terapeuta que, após várias tentativas e sessões, consegue estabelecer uma relação com Will ajudando-o a resolver os seus problemas com o passado, a encontrar a sua identidade e definir que rumo dar à sua vida. É um filme com uma elevada carga de diálogos onde são partilhadas histórias, pensamentos e sentimentos. É um daqueles que gosto de caracterizar como um filme sobre a vida onde se realça o que é importante.

Prestige e Interstellar de Christopher Nolan
O Prestige é uma peça cinematográfica sobre dois ilusionistas amigos que acabam por se tornar rivais lutando durante anos pelo título de melhor troque de magia de sempre. Toda esta batalha torna-se numa obsessão descontrolada cujo o fim não pode ser outro se não trágico. Vingança, obsessão, segredo e sacrifício são alguns dos pontos tocados no filme. No entanto, o filme vai muito para além da sua história. A linha temporal não linear, o ritmo desafiante que coloca no espectador e o surpreendente desfecho fazem do próprio filme um grande truque de magia - as pistas são nos dadas ao longo do filme mas, como num truque real, não lhes damos a devida atenção porque o realizador desviou a nossa atenção para outros aspectos tal como um ilusionista o faz em palco.
É a segunda vez que o Interstellar mas nunca vos tinha falado dele. É um filme de ficção científica que retrata um tempo futuro em que o Planeta Terra deixa de ter condições para suportar vida humana. Assim, um grupo de astronautas parte para outro sistema - por um "atalho" através do espaço e do tempo - com objectivo de encontrar um planeta com característica viáveis para os seres humanos. É protagonizado por Cooper, um dos astronautas que parte nesta viagem deixando os seus filhos na Terra. Este é um filme cheio de conceitos da física como anomalias gravitacionais, a relatividade temporal ou a possibilidade de "viajar" no tempo e no espaço. Uma hora num planeta do novo sistema equivale a dez anos na terra, por exemplo. Encaro-o como um filme complexo mas compreensível - e muito interessante. Além desta componente da física, o filme gira sempre em torno do desejo de Cooper de voltar para a Terra e ver os seus filhos novamente - mesmo que estes já tenham a sua idade ou até sejam mais velhos que ele.

Já viram algum destes filmes?

Share:

3 Comentários

  1. De todos só vi o Forrest Gump, mas fiquei com muita curiosidade em ver os outros!

    Mil beijinhos,
    www.lifewithju.com

    ResponderEliminar
  2. ando para ver o Atonement e o Forrest Gump há imenso tempo!

    https://lavitainrosaa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar