uma visita guiada à mata do buçaco.


A Mata Nacional do Buçaco - ou Bussaco como vão encontrar em vários sítios - é uma pequena floresta protegida com cerca de 400 hectares. Fica no distrito de Aveiro mais precisamente no concelho da Mealhada e na freguesia de Luso. Foi plantada pela Ordem dos Carmelitas Descalços no século XVII e encontra-se rodeada por muros que a separam do resto da Serra do Buçaco. É ao longo desta muralha que encontramos as várias entradas para a mapa. A visita pode ser feita a pé ou de bicicleta sendo gratuita nestes casos ou pode ainda ser feita de carro ou mota e nesses casos já é aplicado um custo de entrada. Podem consultar as informações referentes aos preços e horários: AQUI
A Mata do Buçaco é um sítio especial. É uma área cheia de pequenos tesouros que merecem ser descobertos com atenção. É bom perdermos-nos nela e explorá-la sem grandes metas e trilhos traçados. Devemos apenas deixarmos-nos levar pelos seus cenários bucólicos, pelos pontos de arquitectura que vamos encontrando ao longo de cada caminhada e pela vegetação que nos envolve.
(para ver melhor o mapa clica AQUI)

O Palácio Hotel do Buçaco

No ponto mais alto da mata encontramos a zona do Palácio Real - agora transformado em Hotel - e a nível monumental e de arquitectura é sem dúvida a parte mais interessante. O Palácio Hotel do Buçaco começou a ser construído em 1888 e por isso a sua arquitectura apresenta traços neomanuelinos - semelhantes à Torre de Belém. A sua fachada é muito pormenorizada e as influências do romancismo são evidentes. É lindíssimo e merece que cada varanda, cada janela e cada painel de azulejos seja observado com tempo e atenção. Os azulejos foram pintados por vários artistas portugueses e todos eles fazem referência aos Descobrimentos Portugueses. Além disso, o ambiente em torno do palácio é preenchido por vários jardins onde encontramos pequenos "esconderijos" com bancos, tanques com peixes alaranjados e várias espécies de flores como rosas de mil e uma cores.
Em paralelo ao Palácio podemos ainda encontrar o Convento de Santa Cruz do Buçaco também construído pelos Carmelitas. A visita ao interior do convento é paga pelo que acabei por não a fazer uma vez que não me despertou muito interesse.
A floresta e os seus recantos
Entre os vários trilhos da mata, para além da natureza densa que nos preenche e nos faz sentir pequeninos, vamos encontrando vários pontos interessantes. Lagos onde podemos observar cisnes e monumentos como fontes, escadarias e ruínas são alguns exemplos. É muito pela descoberta, como tenho vindo a referir. No que diz respeito à própria vegetação existem também alguns sítios que merecem um destaque especial como o vale dos fetos - onde vemos fetos gigantes - ou o adernal, um pedaço de floresta antigo muito denso que existe apenas na Mata do Buçaco. O Saramago dizia que o cenário do adernal "requer as palavras todas e, estando ditas elas, mostra como tudo ficou por dizer" e acho que, mais uma vez, tem toda a razão uma vez que a área é quase encantada e mágica, difícil de descrever. Existe ainda um trilho planeado que vos permite fazer a Via Sagra ao longo da floresta. Fiquem com algumas fotografias:
Já alguém visitou? Se não e se tiverem oportunidade, visitem!

Share:

6 Comentários

  1. Quero muito, um dia, ir visitar! As fotos estão maravilhosas!

    Beijinhos
    That Girl | FACEBOOK PAGE | INSTAGRAM | TWITTER

    ResponderEliminar
  2. Que vergonha, nunca tinha ouvido falar desta mata lindíssima!

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
  3. Lindas fotografias!
    Beijinhos :)
    https://dailyvlife.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Lindas fotografias :)

    http://trapeziovermelho.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Que fotos lindas!

    Beijinhos,
    Inês
    http://www.indiglitz.pt

    ResponderEliminar
  6. Que fotos espectaculares! Não conheço a zona de Aveiro, um dia destes! :D
    Beijinhooo
    Rtissima Blog

    ResponderEliminar