retrospectiva.

Este texto vai, muito provavelmente, ser um texto longo. Já me conheço e no que diz respeito a temas mais pessoais e a retrospectivas do passado sei que posso ficar horas aqui a escrever. Ficam então desde já avisados que, para além de longo, o texto pode não ter muito conteúdo relevante uma vez que é apenas um resumo do meu ano e daquilo que foi para mim 2016.
2016 é um ano que me deixa cheia de mixed feelings. Chego ao fim com a certeza de que não foi um ano mau mas também não posso dizer que tenha sido espectacular. Comecei o ano com um corte de cabelo novo o que foi, numa simples palavra, libertador. Algo tão simples como um bom corte de cabelo pode alterar o nosso espírito e foi isso que aconteceu comigo. Depois consegui finalmente adquirir uma máquina fotográfica nova o que se revelou num dos melhores investimentos que já fiz. A qualidade das fotografias melhorou exponencialmente aqui no blog e esta aquisição tornou-se ainda um motivo para percorrer os melhores recantos de Lisboa de sessão em sessão. Consegui aliar a paixão por conhecer sítios novos - mesmo que seja apenas em Lisboa, uma cidade na qual, por vezes, ainda me sinto uma turista - com o amor pela fotografia.
Tive também várias experiências na área da moda este ano. Estive presente na Moda Lisboa por duas vezes, fui ao Porto para ver o desfile do Luís Buchinho e até tive uma entrevista para o curso de Jornalismo de Moda da Escola Pulp Fashion em parceria com a Vogue para o qual não fui seleccionada, primeiro ponto negativo do ano. No entanto, depois disto sinto que a minha escrita melhorou consideravelmente uma vez que me esforcei muito para melhorar e para aprender mais. Percebi que gosto muito de escrever sobre moda mas caí também na realidade o que me levou a questionar se a moda é aquilo a que quero dedicar para o resto da minha vida. Dúvidas essas que se intensificaram com o final do ano e que ainda permanecem. Por isso, neste 2017 quero experimentar novas áreas e inclusive frequentar alguns workshops e cursos de forma a perceber o que quero fazer com a minha vida profissional. Sempre fui uma pessoa muito decidida e com objectivos bem delineados mas ultimamente não tenho andado assim tão segura. Nunca coloquei em causa o Jornalismo mas ainda não estou certa sobre a especialidade que quero seguir. É um ponto negativo do ano, estas dúvidas constantes, mas ainda bem que estou a tê-las agora. Seria pior estar sentada na secretária da Vogue a escrever sobre o último desfile de Paris e perceber que afinal o que gostava mesmo de fazer era investigações sobre políticos corruptos ou de estar no Iraque de câmara fotográfica na mão - sim, são possibilidades.
Concluí o primeiro ano com as cadeiras todas feitas e até com uma média satisfatória o que espero que se verifique também neste segundo ano. Não posso dizer que foram tudo rosas porque houve directas, houve muitas horas de estudo e muita massa com atum à meia-noite ou mesmo total ausência de jantar porque saber as teorias de Foucaul ou Ricoeur é mais importante - não, não são jornalistas, são filósofos e no meu curso aprendemos imensa coisa (in)útil!
Um ponto negativo foi o facto de, nas férias da Páscoa, ter perdido a oportunidade de visitar a Alemanha devido a uma greve que fez com o meu voo fosse cancelado. No entanto, apesar de ter ficado seriamente chateada na altura, agora estou entusiasmada pois a viagem já está marcada novamente para 2017. Fui ver os MUSE no Meo Arena e acho que este concerto é sem dúvida uma das coisas mais positivas que levo deste ano porque foi mesmo do caraças! De bom levo também as férias do Verão que apesar de calmas e sem grandes destaques me trazem boas memórias que se distribuem entre a Póvoa de Varzim, Lisboa e o local onde moro. Outro ponto positivo foi ter festejado a vitória do Benfica no Marquês e Portugal ter sido Campeão Europeu, ou seja, saio deste ano duas vezes campeã! Na parte boa posso ainda incluir as pessoas que me rodeiam quer sejam os amigos ou os familiares e claro, o blog. Este ano ganhou um novo design e uma maior qualidade nas fotografias e também na escrita - espero eu. Chegámos aos 300 seguidores e nos últimos meses as visualizações aumentaram imenso, ultrapassando as 10 000 por mês e por isso não podia estar mais contente! Este é aquele momento cliché em que vos agradeço por estarem aí desse lado constantemente e por tirarem um pouco do vosso tempo para ver e até comentar o que partilho. Para o ano vou tentar sempre fazer mais e melhor por aqui porque inevitavelmente este cantinho já faz parte de mim. Agora, acho que já escrevi o suficiente. Abusei um pouco neste texto que já vai muito muito longo e por isso termino apenas desejando-vos um óptimo ano novo onde quero que sejam, acima de tudo, muito felizes!

Tags:

Share:

2 Comentários

  1. Tenho a certeza que vais ter um excelente 2017 e que vais encontrar todas as certezas de que precisas <3
    Feliz ano novo <3
    Beijinhos,
    An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook

    ResponderEliminar
  2. Tiveste um bom ano, que 2017 seja muito melhor!
    Beijinhoo
    RITISSIMA BLOG

    ResponderEliminar