não sou esse tipo de rapariga.

O desabafo da publicação de hoje está à muito tempo na secção de rascunho aqui no blog, é algo em que penso esporadicamente mas que nos últimos dias tem ocupado a minha mente. De vez em quando dou por mim a questionar-me em relação ao mundo da Moda e a todas as suas exigências com as quais na maior parte das vezes não concordo. Se me perguntarem o que é a Moda ou o porquê de gostar tanto desta área, vão-me faltar as palavras. É algo que me acompanha desde sempre e pela qual tenho uma grande carinho. No entanto cada vez mais percebo que a percepção que tenho desta indústria vai muitas vezes contra a percepção da maioria. Não vejo a moda como uma ditadura de tendências e comportamentos e como um consumismo desmedido. A Moda para mim é uma arte. O que me atrai tanto neste mundo é criatividade, é a atenção ao detalhe, é o trabalho por de trás de cada peça e é a paixão com que cada pormenor é criado e trazido ao mundo. É uma questão estética, sensorial e visual como se falássemos de pintura ou de música. É cultura. É história. Não é gostar de roupa e muito menos gostar de ir às compras. Não consigo lidar com o facto de as pessoas assim que percebem que tenho um blog de moda partirem do princípio que passo a minha vida às compras e que isso é a única actividade que gosto de fazer. Porque gostar de moda é ser fútil, ignorante e passar a vida em centros comerciais. Por incrível que pareça, não é. Não troco um pôr-do-sol no Terreiro do Paço por uma ida às compras. Na verdade, até existem poucas coisas que trocaria por uma ida às compras. Espantem-se mas o Diabo Veste Prada não é de todo o meu filme favorito. A Avenida da Liberdade não é a minha zona preferida de Lisboa. Se calhar até gostaria de trabalhar na Vogue mas seguir jornalismo de investigação ou jornalismo de guerra também fazem parte das minhas ambições. Leio revistas de moda mas o meu escritor preferido é o meu querido Saramago. Gosto de me arranjar e maquilhar mas também saio de casa sem o cabelo arranjado e sem uma única grama de maquilhagem na cara. Passo mais tempo a ver séries do que no site da Zara. As cidades que mais gostava de visitar não são Paris e Milão. Já assisti a alguns desfile de moda mas nenhum deles consegue vencer o concerto dos Muse. Não gosto assim tanto de ir à Moda Lisboa porque não me identifico com o ambiente. E às vezes até nem tenho vontade de publicar aqui no blog - ao qual sempre me custou chamar apenas de blog de moda.
 Este medo de ser sempre associada a este estereótipo faz-me muitas vezes ter dúvidas se a Moda é aquilo a que quero dedicar a minha vida. Não devia importar-me - ou se calhar até devia aceitar - mas não quero que me pré-definam só porque gosto de moda e porque tenho um blog. É um double bind porque adoro a moda de paixão mas é um mundo socialmente ligado a aspectos muito negativos, muitos dos quais justificados. Às vezes penso que não me encaixo. Porque dou valor à moda no seu sentido mais puro, à moda como arte, à moda que nasce na alta-costura, à moda que não se veste. Não se gosta de moda porque se gosta de ir às compras. Ou então talvez seja eu, que no final de contas, não goste assim tanto de moda.
Decidi anexar estas fotografias pois gosto da sua descontracção e do contexto mais dia-a-dia e menos sessão fotografia que acho que complementam perfeitamente o texto. Foram tiradas na Baixa Lisboa - não, não fui às compras - e têm como pano de fundo uma florista que me deixou encantada. Espero que gostem. Beijinhos

Share:

4 Comentários

  1. Catarina, identifico-me tanto com este post!! Especialmente na parte em que falas dos tipos de Jornalismo que pensas em seguir ... i mean eu penso exatamente da mesma maneira.
    PS: adorei a utilização da expressão "double bind" a única coisa que fica realmente depois de tanta teoria neste curso ahah :)

    http://lavitainrosaa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Identifiquei-me muito com este post. Gosto de moda, de ver as novas tendências, mas não sou uma maníaca das compras, pelo contrário. Tenho um armário simples, compro apenas quando preciso e maquilhagem é raro usar. Mas não quer dizer que não goste.
    Beijinhos e bom fim de semana*
    Confissões de uma Pecadora

    ResponderEliminar
  3. Identifico-me com as tuas palavras, resta-nos quebrar esse preconceito!
    Eu sou blogger com muito gosto e costumo dizer: só lê quem quer :)
    Beijinhoo
    RITISSIMA BLOG

    ResponderEliminar