Sales? And now?

É oficialmente Verão, as colecções novas já foram vistas e revistas e começam a chegar agora os primeiros sinais do início da época de saldos. Lojas como H&M, C&A, Tiffosi, Pimkie e Women'secret já estão com descontos até 70% e são então as primeiras a entrar em modo saldos. Quanto às restantes, como a Mango e o grupo Inditex, deve estar para breve visto que já se nota na organização das lojas.
Posto isto, de forma a dar como oficial a entrada na época dos saldos deixo-vos com algumas dicas para fazerem compras inteligentes e para não se deixarem levar pela loucura das promoções. Uma espécie de guia contra as peças com etiqueta esquecidas no fundo do armário:
1. Abrir o armário
Abrir o armário é um ponto decisivo para um bom aproveitamento da época de saldos. Devemos separar o que não usamos, seleccionar as peças que já não se encontram em bom estado e identificar aqueles que já não nos servem. Podemos doá-las, vendê-las ou deitá-las fora. O importante é que o nosso armário fique apenas como o que nos faz falta, com a roupa que realmente gostamos e que vamos usar vezes sem conta.

2. Fazer uma lista
Depois de fazer um detox ao closet, devemos fazer uma lista com as peças que sentimos que nos fazem realmente falta. Devemos incluir peças que são inexistentes no nosso armário e das quais necessitamos mas também peças que precisem de ser substituídas porque estão desgastadas ou deixaram de nos servir.

3. Apostar nos básicos
Os saldos são a altura perfeita para apostar em peças básicas, clássicas e intemporais. Peças que usamos constantemente, que compramos com regularidade ou que nos vão durar muitos anos, como calças de ganga, a clássica camisa branca ou uma mala preta.
4. Repor o stock de roupa interior
Os saldos são a época ideal para investir em soutiens, cuecas e pijamas. Estas são peças essenciais, que usamos regularmente e que substituímos com alguma frequência, por isso os saldos são a oportunidade perfeita para adquirir essas peças a bom preço.

5. Ter cuidado com as peças tendência
Comprar roupa apenas porque está em voga este ano é o erro mais comum. Na hora de adquirir uma peça tendência é importante ter em conta se gostamos mesmo da peça ou se a estamos a comprar apenas porque é moda. Será que a vamos usar mesmo depois da tendência passar ou provavelmente vamos usá-las este Verão e depois nunca mais a vestimos? É importante ter peças que se destaquem no nosso armário, peças tendência, peças statement mas é mais importante ainda gostarmos realmente delas e continuar a dar-lhe uso mesmo quando passem de moda.

6. Estabelecer um orçamento
Definir uma limite máximo para o que pudemos gastar ajuda-nos a sermos mais controlados, evita compras por impulso e obriga-nos a fazer escolhas uma vez que nos faz racionalizar o processo de ir às compras. Faz com que tenhamos de escolher entre uma peça e outra, por exemplo.
7. Ir no início
Se andamos a namorar uma peça durante uma estação ou se queremos apostar em básicos e peças intemporais é melhor fazer uma visita aos saldos logo no início. Apesar de os preços não serem tão baixos como no fim, assim não corremos o risco da peça esgotar ou de ficarmos sem o nosso tamanho.

8. Ir no fim
É quando os saldos terminam que conseguimos encontrar os melhores preços e muitas vezes conseguimos encontrar verdadeiros achados apesar de ser difícil encontrar o tamanho certo. É a altura ideal para comprar peças mais marcantes e que não vamos usar muitas vezes mas que mesmo assim nos vão ser úteis em certas ocasiões. É também a altura adequada para apostar em acessórios como malas e bijutaria. Claro que comprar só porque é barato não é opção.

9. Ir de manhã
Para conseguirmos passear pelas lojas com calma, ver todas as peças, experimentar e tomar uma decisão ponderada é importante escolher horas calmas para ir às compras. A altura ideal é durante a semana e sobretudo de manhã uma vez que para além de menos pessoas nas lojas, estas encontram-se mais arrumadas e com o stock em dia.
10. Reparar bem na peça
É importante inspeccionar se as peças não se encontram danificadas e com defeitos pois é muito comum encontrar peças com linhas puxadas, sem um botão ou com manchas.

11. Experimentar
Uma visita aos provadores é quase obrigatória. Devemos apostar em peças que nos fiquem bem e principalmente que nos sirvam e por isso é essencial que as experimentemos na hora. Caso não o façamos corremos o risco de quando as formos trocar o nosso tamanho já não estar disponível e de não encontrar nada com a qual queiramos trocar. 

12. Escolher as lojas
Devemos visitar as lojas com que mais nos identificamos, as que frequentamos regularmente e aquelas que, pelo preço elevado, não visitamos tantas vezes quanto gostaríamos mas que em saldos se tornam mais acessíveis e nos oferecem boas escolhas e bons investimentos.

Quais as vossas escolhas sensatas para estes saldos?

Share:

2 Comentários