All About Contouring
A técnica do contouring é algo bastante antigo, que os profissionais sempre usaram mas que está, agora, mais popular que nunca. A culpa é da Kim Kardashian que decidiu publicar uma fotografia a maquilhar-se no instagram. Tornou-se imediatamente dos termos mais procurados no Youtube e no Google e até algumas conceituadas marcas de maquilhagem criaram produtos específicos.
O contorno é nada mais nada menos que um jogo de luz e sombra em que o objectivo é realçar e/ou esconder certos traços, esculpindo a face, e que vai de acordo com o nosso tipo de rosto.
É uma técnica na qual é preciso ter alguma experiência, conhecimento dos produtos certos e de saber usá-los na medida e forma certa. E hoje é disso que o post se trata, nada mais nada menos de que um guia para obter um contorno de rosto perfeito.
A Técnica
- De uma forma muito geral e sucinta o que se pretende realçar é iluminado e o que se pretende disfarçar é escurecido.
- O que ficar mais claro/iluminado ficará maior, mais destacado e mais "para a frente", o que ficar mais escuro ficará menor e "mais fundo".
- Há que ter em atenção a forma do nosso rosto pois apesar de as regras serem quase iguais podem deferir ligeiramente de um tipo de rosto para outro. Deixo-vos com uma imagem:
Passo-a-passo: São usados, geralmente, dois tons, um mais claro que o nosso tom de pele e outro mais escuro. O mais claro é aplicado a cima das maçãs do rosto, na zona das olheiras, no centro do nariz, no meio das sobrancelhas , abaixo do nariz e/ou no centro do queixo. Quanto ao mais escuro é aplicado na parte de cima da testa, abaixo das maçãs do rosto, nos lados do nariz e/ou nos limites do maxilar e queixo. Mas como isto é mais fácil de ver do que explicar fiquem com algumas imagens que acho que mostram muito bem toda a técnica:
- Existem ainda técnicas que introduzem um terceiro tom, um tom rosado/pêssego que se deve usar nas maçãs dos rosto entre o tom claro e o tom escuro, que dá um efeito saudável ideal para o dia-a-dia.
- O mais importante na técnica do contouring é não exagerar e não tentar alterar em demasia as nossas feições, aplicar só quando e onde é necessário. Referi imensos pontos-chave em cima mais não é necessário iluminar e/ou escurecer todos ao mesmo tempo para uma maquilhagem diária.
- Os produtos devem ainda ser usados em poucas quantidades e serem bem esbatidos para que não se formem riscos que serão visíveis. O tipo de produto ajuda também nesta questão do efeito profissional/artístico ideal para uma festa ou sessão fotográfica versus efeito natural ideal para o quotidiano.
Produtos
É a textura do produto que irá diferenciar uma maquilhagem mais artística de uma mais natural.
- Cremosos: São os que dão um efeito mais marcado e mais dramático. Existem imensas paletas específicas para contorno no mercado constituídas por correctores com vários tons incluindo alguns verdes e arroxeados que são usados para tratar da vermelhidão e da pele com tom amarelado, etc. São perfeitas para maquilhagens mais profissionais. Mas também se pode optar por um bronzer em creme para as partes mais escuros e um iluminador em creme para as mais claras.
- Líquidos: Fica mais suave e dão um tom mais natural que os cremosos no entanto são mais difíceis de esfumar. Podem ser correctores ou bases, num tom mais claro e num tom mais escuro ou novamente o conjunto bronzer e iluminador.
- Pós: São os ideias para o dia-a-dia pois são os que conferem um look mais natural e são também os que são mais fácil de espalhar.
- Nada impede que se misture estes produtos, fazer as partes claras com corrector líquido e as partes escuras com pó bronzeador, por exemplo. É assim que eu faço e tem resultado muito bem.
- Algo muito importante é a escolha do tom, deve-se evitar tons brilhantes e preferir os matte e quando falamos do bronzer ou dos tons escuros deve-se evitar os tons alaranjados. Além disso os tons não podem ser excessivamente claros nem excessivamente escuros.
Pincéis
- Uma das partes mais importantes é espalhar e esfumar bem o produto para que não se notem as linhas. O truque consiste em dar pequenas batidas em cima das linhas com o pincel ou esponja e nunca esfregar. No caso dos pós, o processo é mais fácil.
- Humedecer a esponja também pode ajudar a disfarçar a passagem do tom escuro para o claro.
- A nível de pincéis estes devem ser mais pequenos, de forma arredondada e o mais macios possíveis.
Espero ter ajudado algumas coisa! Beijinhos!
Tags:
Vanity
8 Comentários
Um post super útil!
ResponderEliminarBeauty and Fashion
Gostei mesmo muito deste post! Adoro esta tendência, mas ainda não me dediquei muito a "aprendê-la" ;)
ResponderEliminarBeijinho, Beauty Queen
Eu confesso que o contorno é algo que faz parte da minha maquilhagem diária, porque a minha cara é mesmo muito redonda!
ResponderEliminarTHE PINK ELEPHANT SHOE | FACEBOOK |
Por muito que tente... Maquilhar-me não é o meu forte :( Quem me dera saber me maquilhar assim. Muito bom post ;)
ResponderEliminarPassa pelo meu blog, e se puderes, responde à TAG que te mencionei para responder :)
Beijinho*
http://theloverschair.blogspot.pt/
estou sempre aberta a conhecer mais segredos sobre contornos e iluminação, sem dúvida que foi um grande post de ajuda!
ResponderEliminarhttp://adventu-re.blogspot.pt/
Já vi tantas coisas sobre contorno, adoro, apesar de não fazer grandes coisas na maquilhagem :D
ResponderEliminarhttp://the-morning-sunshine.blogspot.pt/
Acho essa técnica tudo de bom.
ResponderEliminar♥ Adorei o post amore!
http://petalasdelicadas.blogspot.com.br/
Adorei esse post, é sempre bom conhecer mais!!!
ResponderEliminarEstou te seguindo, me segue de volta??
Bom final de Semana e Sucesso com o Blog!
http://todaencanttada.blogspot.com.br/?m=1