12 filmes para o regresso às aulas.

Uma watchlist de filmes variados para vos motivar para o novo ano lectivo:
The Perks of Being a Wallflower - Charlie é um rapaz introvertido que teve problemas psicológicos no passado. Agora, no início do secundário ele desenvolve uma amizade com dois alunos mais velhos, Patrick e Sam, que o recebem no seu grupo alternativo e o fazem viver novas experiências. Esta obra é uma das mais ricas da lista - e uma das minhas preferidas - por tocar, mesmo que subtilmente, em vários temas. Não é apenas sobre Charlie e a sua vida presente e passada, é sobre a sua irmã e a sua relação pouco saudável, é sobre o Patrick e o seu namorado que o ignora em público, é sobre Sam e as suas más escolhas amorosas. É um filme muito inteligente que às vezes se revela divertido e outras vezes duro.
Me and Earl and the Dying Girl - Este título poderia ser substituído por: o rapaz que não se encaixa no secundário e que evita ao máximo as relações pessoais e o seu melhor amigo com quem faz filmes bizarros e a rapariga com leucemia de quem se torna amigo por "obrigação". Falei-vos deste filme - da qual gosto muito - nos favoritos de Agosto, podem ler AQUI.
Dead Poets Society - Um clássico do cinema que nos leva a um tradicional e exigente colégio onde os alunos são pressionados tanto pela escola como pelos pais para se tornarem grandes médicos, grandes advogados e grandes matemáticos. No entanto, tudo muda para um certo grupo de rapazes  quando um novo e nada ortodoxo professor de inglês lhes mostra o valor do sentimento, da arte e da poesia e lhes ensina que devem lutar pelos seus sonhos e aproveitar cada dia como se fosse o último. Um drama com traços de comédia - onde os diálogos são o ponto alto - que nos traz uma mensagem forte, intemporal e necessária.
The Breakfast Club - Um filme que reúne numa sala de castigo o rapaz nerd, a miúda popular, o jogador de basquetebol, o adolescente problemático e a rapariga bizarra. Cinco alunos diferentes que acabam por perceber que no fundo são mais parecidos do que aquilo que pensavam. É através de um grande diálogo onde se revelam medos, problemas, histórias e inseguranças que se vão quebram estereótipos e mostrando aos poucos que a vida vai para além das aparências. Um filme que acho que vale a pena ser visto pela mensagem importante e universal.
Whiplash - Numa prestigiada escola de música, um rapaz com o sonho de ser o melhor baterista de jazz do mundo entra em confronto com um professor violentamente exigente que pensa que não existem duas palavras mais perigosas que "bom trabalho". Um filme sobre a obsessiva busca pela perfeição e sobre trabalho árduo que ao mesmo tempo levanta questões éticas sobre os limites da exigência. É um dos meus preferidos da lista tanto pela carga dramática como pela fotografia e pela realização - a cargo do Damien Chazelle, o mesmo realizador de La La Land.
10 Things I Hate About You - Patrick é um rapaz intimidante com um passado misterioso que é pago para sair com Katarina, a miúda mal-humorada e de personalidade forte. Tudo isto porque Bianca - irmã mais nova de Katarina - não pode ter um encontro primeiro que a sua irmã. O que acontece no desenrolar da história já vocês devem estar a imaginar. No entanto, apesar de ser uma típica comédia romântica para adolescentes, este filme acaba por se tornar especial através de alguns momentos diferentes, de algumas falas e das próprias personalidades das personagens. Heath Ledger e Julia Stiles como protagonistas são também um ponto a favor do filme.
Easy A - Olive é uma rapariga bem comportada que decide contar uma pequena mentira sobre a sua vida sexual à melhor amiga. A novidade acaba por se espalhar pela escola e como quem conta um conto acrescenta um ponto, uma série de boatos começam a circular de boca em boca. No entanto, Olive age como se os rumores fossem verdadeiros e aproveita o momento para conseguir popularidade - mas não pelas melhores razões. Escusado será dizer que a situação acaba por se transformar numa gigante bola de neve com consequências menos boas. Uma comédia leve e divertida de onde podemos sempre tirar uma ou outra lição.
The Edge of Seventeen - Um filme sobre uma adolescente de dezassete anos chamada Nadine que pensa que o mundo chegou ao fim porque a sua única amiga começou a namorar com o seu irmão mais velho. Nadine é uma rapariga solitária, um pouco revoltada e ainda um bocadinho melodramática. Chateia-se com a melhor amiga, odeia o irmão por achar que a vida dele é perfeita, implica constantemente com o seu professor, ignora o rapaz que gosta dela, discute com a mãe e tem uma crush por um rapaz que não tem as mesmas intenções que ela. Uma obra para nos mostrar que por vezes o mundo não está contra nós - nós é que estamos contra o mundo.
Juno - Uma comédia dramática que toca no tema da gravidez na adolescência de forma diferente. Juno é uma rapariga de dezasseis anos que engravida do seu melhor amigo, Bleeker. Depois de desistir de fazer um aborto, ela decide procurar um casal que seja perfeito para adoptar o seu bebé - e encontra mas nem tudo corre como planeado, claro. Este filme acaba por se tornar numa jornada de crescimento e maturação a vários níveis. É uma obra fresca, peculiar e um bocadinho sarcástica que possui uma imagem muito bonita e um final realista que me agradou bastante.
Spectacular Now - Shutter é um rapaz irresponsável com problemas com o álcool e sem planos para o futuro. Um dia acorda - literalmente mas não como estão a pensar - ao lado de uma rapariga simpática e solitária, a Aimee. A partir desse momento nasce uma relação que durante todo o filme nos é mostrada em paralelo com os problemas de Sutter - o alcoolismo, a má relação com o pai, as poucas perspectivas para o futuro e as más notas. Um filme leve mas com uma mensagem importante que nos mostra que na maior parte das vezes somos nós a nossa maior limitação.
The Social NetworkApesar de ser um filme focado na criação do Facebook e no seu fundador, o The Social Network também nós dá uma visão da vida universitária americana. Não só porque maior parte da acção se localiza em Harvard mas porque o Facebook nasceu com o objetivo de amplificar as relações sociais que vivemos nesse meio. É uma época onde estamos constantemente a conhecer pessoas novas e o que correntemente queremos saber sobre elas é nos dados pelas várias ferramentas do Facebook: interesses, estado de relação ou o sítio onde mora/estuda. É interessante ver como esta conexão é explicada ao longo do filme. Além disso, considero-o uma obra bem construída - não linear temporalmente - e com um ritmo bastante dinâmico.
Charlie Bartlett - Admito que este é o único filme da lista que ainda não vi. No entanto, acho o roteiro interessante e por isso decidi sugeri-lo na mesma. Charlie é um rapaz rico e inteligente mas que está constantemente a ser expulso de todas as escolas privadas em que anda. Numa tentava de resolver este problema, Charlie vai ao psicólogo e muda-se para uma escola pública. Habituado ao regime privado, não se integra facilmente na nova escola até que começa a dar "consultas" de psicologia a vários alunos e se torna popular. Ele chega mesmo a fingir sintomas psicológicos e físicos para que o seu psicólogo lhe receite medicamentos e ele os possa dar aos restantes alunos para os ajudar. Achei o conceito interessante, será certamente um filme que irei ver no futuro.

Já viram algum destes filmes?

Share:

5 Comentários

  1. O meu tempo de aulas já passou...mas vou tomar nota dos filmes!


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  2. Excelentes sugestões!
    Ando a ver poucos filmes - vou dar um saltinha aqui à tua lista!
    Beijinhooo
    Rtissima Blog

    ResponderEliminar
  3. Estão aqui filmes que já vi dezenas de vezes, como o clube dos poetas mortos! É maravilhoso mesmo! Ando para ver o The Social Network há imenso tempo, confesso!

    THE PINK ELEPHANT SHOE // GANHA UMA BEAUTY BOX!

    ResponderEliminar
  4. Estão aqui alguns dos meus filmes preferidos... Excelentes sugestões! ♥
    https://keepcalmandshopvintage.blogspot.pt/

    ResponderEliminar