favoritos de janeiro.

Não estou preparada para o facto de hoje ser o último dia de Janeiro. Alguém precisa de dizer ao Sr. Tempo para ir com mais calma porque eu ainda não me mentalizei que daqui a 31 dias faço 20 anos e que já estou a meio de uma licenciatura. Soa a cliché mas o tempo passa mesmo a correr e a prova disso mesmo é o facto de eu já estar aqui a trazer-vos os meus favoritos deste mês de Janeiro. 
Na categoria de moda/beleza os favoritos não são muitos mas sinto que são daqueles favoritos que me irão acompanhar quase para sempre, daqueles que gostamos tanto que passam a fazer parte da rotina. Trago-vos também dois filmes - sim, o La La Land é um deles - e uma série pela qual tenho uma adoração desde 2015. Ah e não podia deixar de incluir uma playlist com algumas das músicas que me têm acompanhado nas últimas semanas. Espero que gostem:
Camisola - H&M
Primeiro favorito? Esta camisola. Tenho-a usado imensas vezes, acho que é daqueles básicos cheios de pinta, que ficam bem com qualquer coisa e consegue ser elegante e quente ao mesmo tempo. Devo usá-la mais umas cinco vezes só esta semana!
Corrector - Instant Anti-Age Maybelline
Encontram-se críticas muito positivas face a este corrector da Maybelline e acho que vos posso dizer que tudo o que dizem é verdade. É um pequeno milagre. Boa cobertura, boa duração, excelente textura, dá uma boa iluminação e é muito fácil de esbater. Uso-o sem base a maior parte das vezes e para mim é, na grande maior parte do tempo, suficiente. Provavelmente é dos melhores correctores que já usei. 
Perfume - Narciso by Narciso Rodrigues
Sou apaixonada por este aroma desde do seu lançamento já a alguns anos atrás. Agora que o tenho estou determinada a torná-lo no meu perfume de sempre, aquele que vou voltar a comprar sempre que acabar um frasco. Tem um aroma leve e suave entre o floral e o amadeirado e até acho que o consideraria um cheiro mais quente do que fresco. No entanto, não é nada doce nem pesado, muito pelo contrário. Além disso, dura imenso ao mesmo tempo que mantém a sua intensidade ao longo de todo o dia.
O La La Land é um musical que nos conta a história de amor entre uma aspirante a actriz e um pianista de jazz. No entanto, é muito mais que esta curta sinopse. O La La Land nasce como uma homenagem aos musicais do passado e é um filme que nasceu para ser bonito, para nos fazer sorrir e para nos trazer alguma magia. Mas não se enganem,  o La La Land é ao mesmo tempo a realidade nua e crua. Acho que a sua genialidade é mesmo esta, ter a capacidade de nos contar uma história real, com personagens reais, com sonhos reais e com um final real ao mesmo tempo que no ecrã vemos duas personagens a levitar e a dançar no espaço. Este equilíbrio é brilhante. Para mim o La La Land é um filme sobre sonhos, sobre lutar por aquilo que queremos, sobre o eterno debate entre a carreira e o amor mas é sobretudo um filme sobre escolhas que podem ser ou não decisivas no nosso futuro. A vida é feita de escolhas e é por isso que o La La Land é um filme sobre a vida.

Foi um filme que veio comigo para casa depois de o ter visto no cinema e para o qual precisei de alguns dias de forma a organizar tudo o que penso sobre ele. Pensei muito neste filme e nem sequer consegui voltar a ouvir a banda sonora porque sou inundada por um turbilhão de sentimentos assim que penso ou ouço falar nele. O La La Land é isto mesmo, um turbilhão de sentimentos, é dançar, rir, cantar e derramar uma ou outra lágrima. Apesar de todo o mediatismo que se criou em torno do mesmo, acho que não é um filme para qualquer pessoa, acho que nem toda a gente consegue atingir a totalidade deste filme. Acho-o complexo apesar da história simples. Acho que é preciso vê-lo como um todo porque não é apenas um romance e não é apenas um musical. Ele nasce de um conjunto de coisas que nos são apresentadas no ecrã. Não o vamos perceber pelo trailer nem chegar lá por cenas isoladas que encontremos na Internet. É uma experiência. Outra coisa que acho importante referir são as cores e a luz do filme que são das mais bonitas que já vi. A prestação dos protagonistas também é de destacar. A Emma mostrou-se uma grande actriz e apesar do Ryan também ter estado bem acho que ganha mais pontos por ser giro que se farta. Resumindo, depois Whiplash e de La La Land, Damian Chazelle é sem dúvida um realizador a ter em atenção.
O Hacksaw Ridge é outro dos nomeados para melhor filme nos Óscares. Neste caso falamos de uma história baseada em factos verídicos. Desmond Doss é um paramédico norte-americano que, em plena 2ª Guerra Mundial, se recusou a disparar contra o inimigo e que se tornou um herói ao salvar dezenas de soldados sem nunca ter tocado numa arma. Mais que uma história de guerra, o Hacksaw Ridge é um filme sobre crença, sobre mantermos-nos fiéis aos nossos princípios custe o que custar e sobre acreditar em nós próprios mesmo quando maior parte das pessoas à nossa volta não acredita. Desmond recusava-se a pegar numa arma, a matar e tinha como objectivo ajudar a sua nação salvando vidas como médico de guerra. A tarefa não se revela fácil quando é acusado de cobarde, quando quebra as regras do serviço militar ou quando os seus colegas se viram contra ele por acharem que ele não os salvará no campo de batalha. É assim que o filme se torna uma história de superação e de persistência mas sobretudo que nos incentiva a não colocar os nossos valores em causa por nada nem ninguém. O filme está muito bem construído na medida em que nos é dado acesso à sua infância e a episódios da sua adolescência explicando-nos o porquê de este ter tomado esta posição. Acho que é uma óptima realização de Mel Gibson. Os cenários e as cenas de guerra que ocupam a grande maior parte do filme são credíveis. A construção da personagem principal está muito bem feita envolvendo a família, a religião e ainda uma história de amor. Além disso, acho que é uma grande performance de Andrew Garfield.
Algum dia teria de vos falar de uma das séries que acompanho religiosamente e este é o dia. Consegui finalmente ver todos os episódios já disponíveis este mês e por isso acho que a posso considerar um preferido do mês de Janeiro.
Suits é uma série de advogados em que a história principal se centra no facto de uma das maiores empresas de advocacia de Nova Iorque contratar um advogado que não tem licença para exercer a profissão nem licenciatura em direito nem sequer o secundário terminado. Apesar de este ser o ponto de partida da história e de esta percorrer a maior parte das seis temporadas, ao longo da série deparamos-nos com muitos outros casos diferentes - estilo séries policiais - e com muitas histórias pessoais. Suits é sobre poder, é sobre competitividade, é sobre justiça mas é também sobre relações - dos vários tipos - e sobre lealdade.
Uma das coisas que mais gosto é das personagens, daquelas seis principais que nos acompanham do episódio um até ao último. Todas têm personalidades bem definidas e um passado para contar. São tão bem construídas que passamos a desenvolver uma espécie de relação pessoal com elas. Outra das coisas que mais gosto é o facto de ser muito dinâmica, do rumo da história mudar várias vezes no mesmo episódio e sermos constantemente bombardeados com situações novas e inesperadas. Se isto não acontecer numa série é provável que eu não veja mais do que dois ou três episódios. Os diálogos também são um ponto alto porque são muito inteligentes, muito sassy e irónicos na maior parte das vezes e outras vezes mais técnicos - afinal falamos de uma série de advocacia. Existe espaço para o humor inteligente, para discursos convencidos, para muitas referências a filmes e ainda para diálogos mais sentimentais e profundos.
Para finalizar, e porque já escrevi demais, fiquem com algumas músicas que tenho ouvido nos últimos tempos.

Já viram algum destes filmes ou experimentaram algum destes produtos? Qual os vossos favoritos deste mês?

Share:

6 Comentários

  1. O mundo parou com o La La Land e eu ainda não o vi. Shame on me! Também adoro esse corrector. É incrível para o dia-a-dia!
    THE PINK ELEPHANT SHOE // SORTEIO DE UM PERFUME ‘BLUE WONDERS’ NO FACEBOOK //

    ResponderEliminar
  2. Oh, La La Land! Fui vê-lo em antestreia na terça com a minha irmã, não resisti e vi-o sozinha em casa na quarta, escrevi sobre ele no blog na quinta, voltei ao cinema com a minha melhor amiga para o ver na sexta e voltei a ve-lo em casa com o meu namorado no sábado. A banda sonora está em loop há duas semanas... acho que esta minha "paixão" já virou quase "obsessão" (mea culpa) :)

    Deixo-te aqui o link do post, se tiveres curiosidade: http://www.littletinypiecesofme.com/2017/01/la-la-land.html

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. Tenho mesmo que ver o La La Land! Gostei muito dos teus favoritos!

    Beijinhos
    That Girl

    ResponderEliminar
  4. Sou uma fã de musicais assumida!
    Não sei ainda a minha opinião sobre o La la land... fiquei desiludida!
    Adoro jazz e mesmo assim... não sei! Faltou qualquer coisa...

    beijinho
    O blog da Dondoca

    ResponderEliminar
  5. Obrigada pela dica quanto à série Suits. Anotada, vai ser a próxima que vou começar a ver :)

    Sorteio em parceria com a SMART no My kind of joy

    ResponderEliminar