15 filmes para ver na awards season.

Uma das épocas do ano que mais gosto é esta, a época das cerimónias de entregas de prémios. Já se passaram algumas, como os Critics Choice Awards, mas acho que início oficial acontece com os Golden Globe Awards que se realizam daqui a uns dias, mais precisamente no dia 8 de Janeiro. Esta altura fascina-me pelas passadeiras vermelhas mas também porque é a desculpa perfeita para vermos os melhores filmes produzidos no último ano. Com isso em mente seleccionei 15 filmes que devíamos ver até aos Óscares, a cerimónia rainha da época, e ainda acrescentei algumas sugestões extras no final. Pessoalmente ainda não vi nenhum mas no topo da minha lista está La La Land, Moonlight, O Herói de Hacksaw Ridge, O Fundador, Animais Nocturnos e O Silêncio. No entanto, se surgir oportunidade não me importo nadinha de ver qualquer um dos outros. E vocês, já viram algum destes filmes? Quais aqueles que vos suscitam mais interesse?
 La La Land: Melodia de Amor - O musical tem assinatura de Damian Chazelle - o mesmo de Whiplash - e é protagonizado por Emma Stone e Ryan Gosling, o suficiente para me fazer querer ver o filme. Já venceu 8 Critics Choice Awards e está nomeado 7 vezes para os Golden Globe Awards. Conta a paixão entre um pianista e uma aspirante a actriz que, bem no centro de Hollywood, terão de lutar pela sua carreira ao mesmo tempo que vivem uma história de amor. Estreia no dia 26 de Janeiro.
Moonlight - Falamos de cinema independente e daquele que muitos consideram que irá arrecadar a estatueta de melhor filme nos Óscares. Protagonizado por Mahershala Ali e Shariff Earp é um filme sobre o percurso de vida de um jovem afro-americano que vive num bairro complicado em Miami. Uma história que aborda temas como o racismo, a sexualidade e questões sociais. Ganhou o prémio de melhor filme nos Gotham Awards e está nomeado para várias categorias nos SAG e nos Golden Globe Awards das quais se destaca a nomeação para melhor filme de drama, melhor realizador e melhor argumento. Podem ver o filme AQUI, estreia a 2 de Fevereiro.
O Herói de Hacksaw Ridge - O filme sobre a história verídica de um paramédico  norte-americano Desmond Doss - que, em plena 2ª Guerra Mundial, se recusou a disparar contra o inimigo e que se tornou um herói sem nunca ter tocado numa arma. A realização é de Mel Gibson e o protagonista é o ator Andrew Garfield. Já recebeu um prémio pela Hollywood Film Awards e está nomeado para várias categorias nos Golden Globe Awards nomeadamente para melhor filme de drama, melhor realizador e melhor actor principal. Estreou no dia 10 de Novembro e é daqueles filmes que quero muito ver.
 Animais Nocturnos - Conta a história de Susan Morrow (Amy Adams) e Tony Hasting (Jake Gyllenhaal), um casal que passa por um divorcio complicado. Tony é escritor e um dia envia à sua ex-mulher um manuscrito do seu próximo livro, que segundo ele, conta o que viveram juntos. Podíamos estar perante uma história de amor mas estamos antes perante um enredo sombrio onde entram crimes, remorsos, erros e  segredos. No filme temos três narrativas que se intercalam, o presente real, o passado real e a história do livro ou seja, é um filme que promete muito suspense. O realizador é Tom Ford e o filme conta já com alguns prémios bem como nomeações para os Golden Globe Awards nomeadamente a de melhor realizador e melhor argumento. Estreou no dia  34 de Novembro.
Manchester by the Sea - Após a morte do seu irmão, Lee (Casey Affleck) fica responsável por tomar conta do sobrinho e por isso vê-se obrigado a regressar à sua antiga cidade. Este regresso traz com ele memórias de acontecimentos do passado, aqueles que fizeram dele o homem frio que é hoje. É uma história de dor e perda que tem sido muito aplaudida nos vários eventos cinematográficos. Há quem diga que é o melhor papel alguma vez interpretado por Casey Affleck e que é dos melhores filmes que chegou ao grande ecrã nos últimos meses. Já ganhou inúmeros prémios e está nomeado em várias categorias nos Golden Globe Awards como na de melhor actor, melhor realizador, melhor filme de drama e melhor argumento. Estreia no dia 5 de Janeiro.
Vedações - Protagonizado e realizado por Denzel Washington - muito bem acompanhado por Viola Davis e Stephen Henderson - "Vedações" é uma adaptação de uma peça de teatro de August Wilson que nos remete para Pittsburgh nos anos 50. Um filme sobre preconceito racial e que nos fala da vida difícil, nomeadamente a nível profissional, de um antigo jogador de basebol que acabou a recolher lixo. Denzel Washington e Viola Davis foram os actores que interpretaram as mesma personagens na peça tendo mesmo ambos ganho os prémios Tony, os mais importantes do teatro. Viola Davis está agora nomeada para melhor actriz secundária nos Golden Globe Awards e o filme conta também com 3 nomeações para os SAG. Estreia dia 9 de Fevereiro.
O Fundador - A história verídica da fundação e criação da maior cadeia de fast food do mundo bem como a biografia dramatizada de Ray Kroc, o homem por detrás do McDonald's. Ao que parece a ideia não foi sua e Mac e Dick McDonald, donos de uma hamburgaria na Califórnia, foram os homens que lhe serviram de inspiração. Ray Kroc acabou por comprar essa mesma hamburgaria e usando os seus conhecimentos transformou-a no império que conhecemos hoje. A realização é de John Lee Hancock e Ray Kroc é interpretado pelo conhecido actor Michael Keaton de quem, depois dos seus papéis em Spotlight ou Birdman, se espera mais uma excelente interpretaçãoEstreia dia 2 de Fevereiro.
Hell or High Water - Custe o Que Custar - Um drama policial que conta a história de um homem divorciado e do seu irmão que juntos constroem um plano complexo que engloba inúmeros assaltos a bancos. O objectivo é ganhar dinheiro para salvar o rancho da família no Texas. Chris Pine e Ben Foster  são os actores que interpretam os dois irmãos, Jeff Bridges é o detective e a realização ficou a cargo de David Mackenzie. Foi o filme independente mais lucrativo dos EUA em 2016 e está nomeado para várias categorias nos Golden Globe Awards nomeadamente para melhor filme dramático, melhor argumento e para melhor actor secundário pelo papel de Jeff BridgesEstreou no dia 8 de Dezembro.
Jackie - A vida de Jacqueline Kennedy, a primeira-dama americana, nas semanas seguintes ao assassinato do presidente John F. Kennedy é agora contada num filme de Pablo Narraín. O drama bibliográfico que encara a primeira dama como uma pessoa real, não como uma vítima ou heroína, irá ser protagonizado por Natalie Portman - a actriz que brilhou em "Cisne Negro" - no papel de Jackie e já recebeu alguns prémios e nomeações, por exemplo, nos Critics Choice Awards e nos Golden Globe Awards onde Portman está nomeada para melhor actriz de drama. Estreia no dia 9 de Fevereiro.
Silêncio - O realizador de "O Lobo de Wall Street", Martin Scorcese, traz agora para o grande ecrã uma versão do livro "Silence" de Shusako Endo. As personagens principais são portuguesas e serão interpretadas por Andrew Garfield (Sebastião Rodrigues), Adam Drives (Francisco Garrpe) e Liam Neeson (Cristóvão Ferreira). Falamos da história de dois padres jesuítas de nacionalidade portuguesa que viajam até ao Japão, no século XVII, em busca do seu mentor. Contextualizando, a acção passa-se numa altura em que o cristianismo estava proibido no país e é em torno deste facto que a história de perseguição se desenvolve. É um dos filmes mais aguardados do ano, um daqueles que pode estar na corrida para os Óscares e que aborda temas como a fé, a violência e a integridade. Estreia no dia 19 de Janeiro.
Miss Sloane - Jessica Chastain interpreta Elizabeth Sloane, uma poderosa estrategista política que coloca em causa a sua carreira quando desafia um poderoso adversário ao tentar forçar medidas de controlo de armas nos EUA. Este thriller político foi realizado por John Madden e o tema, que surge em contexto pós-eleições, promete causar polémica. Até agora o destaque vai para a protagonista que já se encontra nomeada para o Globo de Ouro de melhor actriz dramática mas é um filme que pode muito bem vir a ter destaque na próxima edição dos Óscares. Estreia no dia 12 de Janeiro.
Beleza Colateral - Howard Inlet, Will Smith, é um publicitário que sofre uma profunda depressão após a morte da sua filha o que o leva a questionar-se acerca de tudo à sua volta e a abandonar o seu trabalho. Começa então a escrever cartas ao Amor, ao Tempo e à Morte - conceitos abstractos que estavam na base da sua filosofia de trabalho. Para sua surpresa estes conceitos personificam-se em pessoais reais e respondem-lhe. Numa palavra: intrigante. A realização é de David Frankel - o responsável pelo "Diabo Veste Prada" - e o elenco é de luxo contando com muitos nomes conhecidos como Keira Knightley, Edward Norton, Kate Winslet e Helen Mirren. Estreou no dia 22 de Dezembro.
The Light Between Oceans - O realizador norte-americano Derek Cianfrance faz chegar à sétima arte uma adaptação do livro homónimo de M.L. Stedman. A história situa-se numa ilha da costa australiana, após a Primeira Guerra Mundial e relata a vida de um casal que vive num farol, interpretado por Alicia Vikander e Michael Fassbender, após encontrarem um bebé de dois meses e um homem morto num barco à deriva. Os dois decidem cuidar do bebé como se fosse deles mas acabam por sofrer consequências trágicas quando descobrem que a mãe da criança está viva. É um filme sobre paternidade, sobre união e parece ser mais uma oportunidade para vermos Vikander a brilhar. O drama estreou no dia 29 de Dezembro.
Florence Foster Jenkins - A biografia que se divide entre drama e comédia - mais comédia que drama - conta a história de Florence Foster Jenkins, interpretada por Meryl Streep, uma herdeira milionária que ambiciona ser cantora de ópera. O único problema é o facto de não possuir nenhum talento e de pensar que, efectivamente, o tem. Apesar de o seu companheiro, interpretado por Hugh Grant, a tentar proteger da realidade mais tarde ou mais cedo a socielite nova-iorquina irá enfrentar o público. Esta obra cinematográfica é do realizador Stephen Frears e encontra-se nomeada em várias categorias nos Golden Globe Awards nomeadamente na categoria de melhor actor e actriz principal, de melhor filme na secção de comédia/musical e de melhor actor secundário. Estreou no dia 1 de Setembro.
Lion - A Longa Estrada para Casa - É a história verídica do indiano Saroo que, aos cinco anos de idade, se perdeu do seu irmão numa estação de comboio em Calcutá. Após enfrentar inúmeros desafios para sobreviver sozinho foi adoptado por uma família australiana. Aos 25 anos decide começar uma jornada de forma a reencontrar a sua família biológica uma vez que sempre manteve memórias do seu passado nunca superando o que aconteceu. O elenco conta como nomes como Dev Patel, no papel de Saroo, Nicole Kidman, Rooney Mara e David Wenham. O drama do realizador Garth Davis encontra-se nomeado para melhor filme dramático e ainda nas categorias de melhor actor e actriz secundária nos Golden Globe Awards. Estreou no dia 8 de Dezembro.


Outras sugestões: "Loving" de Jeff Nichols; "A Lagosta" de Yorgos Lanthimos; "Toni Erdman" de Maren Ade; "Paterson" de Jim Jarmusch; "O Primeiro Encontro" de Denis Villeneuve; "Elle" de Paul Verhoeven";

Share:

2 Comentários

  1. Quero ver todos! Estou especialmente curiosa com o Silence, o Colateral Beauty e o La La Land!

    THE PINK ELEPHANT SHOE // INSTAGRAM //

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigado querida :D

    Ótimas escolhas, sim senhor. Não sou muito de filmes mas quero muito ver o La La Land e o Manchester by the Sea!


    NEW REVIEW POST | Diadermine: Matifying Moisturizing Day cream.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar