Mixing Prints

Misturar padrões é brincar com a moda, construir amizades improváveis, quebrar regras e soltar a imaginação. É deixar a nossa personalidade falar mais alto e pensar com ousadia. Não há nada de ilícito em combinar estampados mas pode ser um processo um tanto ou quanto perigoso. Como tudo o que é arriscado na vida pode correr muito bem - e valer-nos um outfit digno de uma verdadeira it girl - ou pode tender para caminhos menos positivos e resultar numa verdadeira confusão.
Numa estação em que os padrões enchem cabides e alegram prateleiras, nada melhor que um guia com alguns truques para combinarmos riscas com flores e bolas com camuflado como uma profissional. Porque misturar padrões tem tanto de ciência como de paixão.

1. Cor em comum
A primeira lei diz para deixarmos o padrão de lado e para olharmos para a cor. A melhor forma de manter a harmonia é através de um equilíbrio de cores. Escolher dois padrões que tenham pelo menos uma cor em comum é então uma aposta segura, mesmo que as estampas sejam completamente diferentes. Essa cor em comum pode ser a cor de fundo mas não tem de o ser, pode muito bem ser uma das cores do padrão em si.
 2. Padrão em dobro
Misturar padrões não significa necessariamente combinar padrões diferentes. Também resulta, e muito bem, combinar riscas com riscas, flores com flores ou bolas com bolas. O truque está em variar os tamanhos, as cores e os formatos. A lei da cor em comum também funciona aqui assim como escolher um padrão mais neutro e combiná-lo com outro mais chamativo.
 3. Acessórios
Para quem não gosta de correr muitos riscos mas mesmo assim gosta de fugir às combinações óbvias o segredo passa por apostar nos detalhes, em brincar com os acessórios. Uma mala, um par de sapatos ou um lenço em contraste com uma das peças principais é uma maneira despretensiosa e inocente de combinar diferentes padrões mas que continua cheia de atitude e personalidade.
4. Apostar nos neutros
Na arte de misturar estampados, padrões mais gráficos e minimalistas cujo espectro cromático varie entre o branco, o preto e tons mais neutros são considerados como telas em branco, como básicos. Temos assim a liberdade de os combinar entre si em todo o conjunto, de misturar entre eles peças com padrões mais marcantes e de aumentar o número de peças estampadas por conjunto.
5. Um maior, outro menor
Na onda da dica anterior, de forma a equilibrar a balança um dos truques passa por combinar padrões maiores com padrões mais pequenos. É tudo uma questão de equilíbrio e por isso é necessário retirar de um lado para poder aumentar do outro, é pura matemática.
6. Elemento Neutro
Uma forma de garantir que não perdemos a cabeça entre tantos padrões e estampados é ter sempre pelo menos um elemento neutro. Sejam os sapatos, a mala, a camisola ou o casaco, é importante reservar uma das peças como a peça que irá fazer uma pausa à onda das estampas, fazendo tudo o conjunto respirar.

7. Combinações Chave
Para terminar existem alguns padrões que são amigos inseparáveis e que quando juntos o resultado é indiscutivelmente infalível. Riscas com flores, leopardo com bolas, xadrez com riscas, bolas com riscas e riscas com camuflado são das combinações que prometem ser mais promissoras na hora de tirar os estampados do armário e de os misturar sem medos e receios. Dica: Na dúvida mistura-se com riscas a preto e branco e não tem como não resultar.
Espero que tenham gostado da publicação e que vos tenha sido útil para que não tenham medo de se divertirem entre padrões e para que se sentiam confiantes com combinações mais arrojadas.

Share:

4 Comentários

  1. Este post está espetacular, adorei os conjuntos que criaste e os exemplos :D
    Beijinhoo
    RITISSIMA BLOG

    ResponderEliminar
  2. adoro esta tendência :) é pena é todos os padroes e as cores que uso serem quase sempre as mesmas :) riscas e bolinhas e branco e preto :) a ver se começo a variar :)

    ResponderEliminar
  3. Gostei bastante de alguns looks!

    Há giveaway a decorrer no blog! Participa!
    Beijinhos
    http://that-g-i-r-l.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Sem dúvida que um mix de padrões bem conjugados dão outro toque ao look!
    Adoro :)
    Beijinhos

    http://confidentialcloset.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar