All About Contouring

A técnica do contouring é algo bastante antigo, que os profissionais sempre usaram mas que está, agora, mais popular que nunca. A culpa é da Kim Kardashian que decidiu publicar uma fotografia a maquilhar-se no instagram. Tornou-se imediatamente dos termos mais procurados no Youtube e no Google e até algumas conceituadas marcas de maquilhagem criaram produtos específicos.
O contorno é nada mais nada menos que um jogo de luz e sombra em que o objectivo é realçar e/ou esconder certos traços, esculpindo a face, e que vai de acordo com o nosso tipo de rosto. 
É uma técnica na qual é preciso ter alguma experiência, conhecimento dos produtos certos e de saber usá-los na medida e forma certa. E hoje é disso que o post se trata, nada mais nada menos de que um guia para obter um contorno de rosto perfeito.
A Técnica
  • De uma forma muito geral e sucinta o que se pretende realçar é iluminado e o que se pretende disfarçar é escurecido. 
  • O que ficar mais claro/iluminado ficará maior, mais destacado e mais "para a frente", o que ficar mais escuro ficará menor e "mais fundo".
  • Há que ter em atenção a forma do nosso rosto pois apesar de as regras serem quase iguais podem deferir ligeiramente de um tipo de rosto para outro. Deixo-vos com uma imagem:
Passo-a-passo: São usados, geralmente, dois tons, um mais claro que o nosso tom de pele e outro mais escuro. O mais claro é aplicado a cima das maçãs do rosto, na zona das olheiras, no centro do nariz, no meio das sobrancelhas , abaixo do nariz e/ou no centro do queixo. Quanto ao mais escuro é aplicado na parte de cima da testa, abaixo das maçãs do rosto, nos lados do nariz e/ou nos limites do maxilar e queixo. Mas como isto é mais fácil de ver do que explicar fiquem com algumas imagens que acho que mostram muito bem toda a técnica:
  • Existem ainda técnicas que introduzem um terceiro tom, um tom rosado/pêssego que se deve usar nas maçãs dos rosto entre o tom claro e o tom escuro, que dá um efeito saudável ideal para o dia-a-dia. 
  • O mais importante na técnica do contouring é não exagerar e não tentar alterar em demasia as nossas feições, aplicar só quando e onde é necessário. Referi imensos pontos-chave em cima mais não é necessário iluminar e/ou escurecer todos ao mesmo tempo para uma maquilhagem diária. 
  • Os produtos devem ainda ser usados em poucas quantidades e serem bem esbatidos para que não se formem riscos que serão visíveis. O tipo de produto ajuda também nesta questão do efeito profissional/artístico ideal para uma festa ou sessão fotográfica versus efeito natural ideal para o quotidiano. 
Produtos

É a textura do produto que irá diferenciar uma maquilhagem mais artística de uma mais natural.
  • Cremosos: São os que dão um efeito mais marcado e mais dramático. Existem imensas paletas específicas para contorno no mercado constituídas por correctores com vários tons incluindo alguns verdes e arroxeados que são usados para tratar da vermelhidão e da pele com tom amarelado, etc. São perfeitas para maquilhagens mais profissionais. Mas também se pode optar por um bronzer em creme para as partes mais escuros e um iluminador em creme para as mais claras.
  • Líquidos: Fica mais suave e dão um tom mais natural que os cremosos no entanto são mais difíceis de esfumar. Podem ser correctores ou bases, num tom mais claro e num tom mais escuro ou novamente o conjunto bronzer e iluminador.
  • Pós: São os ideias para o dia-a-dia pois são os que conferem um look mais natural e são também os que são mais fácil de espalhar. 
  • Nada impede que se misture estes produtos, fazer as partes claras com corrector líquido e as partes escuras com pó bronzeador, por exemplo. É assim que eu faço e tem resultado muito bem.
  • Algo muito importante é a escolha do tom, deve-se evitar tons brilhantes e preferir os matte e quando falamos do bronzer ou dos tons escuros deve-se evitar os tons alaranjados. Além disso os tons não podem ser excessivamente claros nem excessivamente escuros. 
Pincéis
  • Uma das partes mais importantes é espalhar e esfumar bem o produto para que não se notem as linhas. O truque consiste em dar pequenas batidas em cima das linhas com o pincel ou esponja e nunca esfregar. No caso dos pós, o processo é mais fácil.
  • Humedecer a esponja também pode ajudar a disfarçar a passagem do tom escuro para o claro. 
  • A nível de pincéis estes devem ser mais pequenos, de forma arredondada e o mais macios possíveis.
Espero ter ajudado algumas coisa! Beijinhos!

Share:

8 Comentários

  1. Gostei mesmo muito deste post! Adoro esta tendência, mas ainda não me dediquei muito a "aprendê-la" ;)

    Beijinho, Beauty Queen

    ResponderEliminar
  2. Eu confesso que o contorno é algo que faz parte da minha maquilhagem diária, porque a minha cara é mesmo muito redonda!
    THE PINK ELEPHANT SHOE | FACEBOOK |

    ResponderEliminar
  3. Por muito que tente... Maquilhar-me não é o meu forte :( Quem me dera saber me maquilhar assim. Muito bom post ;)
    Passa pelo meu blog, e se puderes, responde à TAG que te mencionei para responder :)
    Beijinho*
    http://theloverschair.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. estou sempre aberta a conhecer mais segredos sobre contornos e iluminação, sem dúvida que foi um grande post de ajuda!
    http://adventu-re.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Já vi tantas coisas sobre contorno, adoro, apesar de não fazer grandes coisas na maquilhagem :D

    http://the-morning-sunshine.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Acho essa técnica tudo de bom.

    ♥ Adorei o post amore!

    http://petalasdelicadas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  7. Adorei esse post, é sempre bom conhecer mais!!!

    Estou te seguindo, me segue de volta??
    Bom final de Semana e Sucesso com o Blog!

    http://todaencanttada.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderEliminar