All About Dark Cycles

Já tinha saudades de fazer publicações sobre dicas de beleza, que era um dos principais temas do blog no início mas que com o tempo fui deixando para trás.
Hoje falo-vos de olheiras. Porque são o meu pior problema e pelo que tenho lido não estou sozinha.
Não adianta se durmo ou não, se estou cansada ou não, elas estão cá sempre!
Antes colocava corrector e pó só por causa das olheiras porque se não fossem elas não precisava de nada, contudo nos dias em que não tinha tempo ou simplesmente não me apetecia pôr nada, mal chegava a algum lado tinha logo vinte pessoas a perguntarem-me se tinha dormido bem! N-E-R-V-O-S
Desabafos à parte, vamos ao que interessa senão este post vai ficar demasiado longo. 
 
Causas
As olheiras podem ter várias origens, podem ser de origem genética ou sejam existe uma predisposição para que naquela zona seja mais fácil a acumulação de melanina, neste caso só tratamento a laser ou de aclareamento de pele resolvem o problema. 
Depois existem as olheiras que resultam do stress, da má alimentação, de noites mal dormidas, da pouca hidratação da pele, do tabagismo, do envelhecimento e até de choro excessivo. 
Nestes casos as olheiras formam-se devido à má circulação sanguínea e para estes existem alguns soluções (caseiras ou não) que permitem diminuir o tom escuro e até mesmo o inchaço e papos.
Receitas caseiras para acabar com as olheiras
 Antes de mais, nada como dormir mais de oito horas por dia, hidratar a pele à noite e de manhã, beber muita água e ter uma alimentação saudável. 
Mas truques caseiros e milagrosos são sempre bem vindos não é?
  • Pepino - As tão famosas rodelas de pepino afinal resultam, não é só coisa de filmes! Devem ser cortadas grossas e colocadas no congelador por meia hora, depois disso é só colocar nos olhos por quinze minutos e lavar com água. O pepino tem propriedades que aclaram a pele e o efeito gelo facilita a circulação sanguínea. Com maçã também resulta.
    Para mais dicas caseiras, de produtos profissionais e sugestões de correctores clica em baixo:
  • Batata - A batata possui aclariadores naturais e pode ser usada de duas formas. Exactamente como o pepino, às rodelas, colocada no frio e depois nos olhos. Ou então fazendo um sumo de batata: ralar duas batatas, colocar no frio durante vinte minutos, colocar no liquidificador com 200 ml de água, mergulhar algodão no sumo de batata e colocar nos olhos (pálpebra também) durante quinze minutos. Depois é só retirar com água fria e colocar um creme hidratante.
  • Água de Rosas - A água de rosas possui vitaminas A e C e por isso é anti-inflamatória. Como fazer? Ferver meio litro de água e juntar duas pétalas de rosas frescas e deixar ferver mais um bocado. Depois, retire as pétalas, deixe arrefecer naturalmente e com algodão colocar nos olhos durante 10 minutos.
    • Gelo - Sendo a má circulação a causadora, nada como gelo para resolver o problema. Existem várias opções - Algodão embebido em água gelada ou em leite frio (hidratante), cubos de gelo embrulhados num pano ou então colocar colheres de sopa durante meia hora no congelador e colocar sobre os olhos. Em todos deixar estar 15 minutos. (a das colheres alivia imenso que eu já experimentei!)

    • Chá de Camomila -  Fazer um chá com duas saquetas de chá de camomila e deixar as saquetas usadas no congelador de um dia para o outro e o chá no frigorífico. De manhã colocar as saquetas nos olhos ou algodão embebido no chá, durante cerca de 15 minutos. A camomila ajuda a acalmar e a descongestionar o inchaço. O frio das saquetas geladas também ativa a circulação.

      Produtos & Corretores

      Por vezes estas dicas não chegam e há que recorrer a produtos profissionais quer para o tratamento quer a nível de maquilhagem, para as disfarçar.

      Existem cada vez mais produtos desde cremes para as zonas dos olhos quer produtos em roll on, estes últimos por terem a ponta metálica ou seja fria ajudam com a circulação. Grande maior parte deles são à base de cafeína. Existem ainda correctores especializados apenas para as olhos que possuem também a tal ponta metálica como o da Clinique e o da Garnier que vos mostro em baixo, assim como outros cremes e produtos:

      1.Clinique-"Even Better Eyes Concealer"-45,00 2.Vichy-"Eye Roll on Aqualia Thermal" 3.Shiseido-"Bio Performance Super Eye Contour Cream"-78,00 4.L'oréal-"Roll on Revitalift" 5.Mac-"Fast Response Eye Cream" 6.Garnier-" Dark Circle Concealer Roll on" 7.Lancôme -"Génifique Eye Cream"-60,20 8.Nivea-"Aqua Sensation Anti-Olheiras" 9.Benefit-"It's Potent! Eye Cream"
       
      Se as olheiras continuaram e as quisermos disfarçar existem imensos correctores no mercado especializados ou não no assunto assim como iluminadores que ajudam a aclarear a zona escura das olheiras, deixo-vos com alguns dos mais conhecidos:


       1.Benefit-"Erase Paste" 2.Catrice-"Camouflage Cream" 3.KIKO-"Dark Circle Concealer" 4.Yves Saint Laurent-"Touche Éclat" 5.Clinique-"All About Eyes Concealer"-25,50 6.Lancôme-"Waterproof Under Eye Concealer" 7.MAC-"Pro Longwear Concealer" 8.Benefit-"Boi-Ing Concealer"



      A técnica de aplicação do corrector também é bastante decisiva no que diz respeito ao facto de se conseguir ou não disfarçar as olheiras. 
      Esqueçam os pequenos pontinho de corrector ou um risco debaixo do olho em forma de semi-círculo. Recentemente foi descoberta a técnica do triângulo e pelos vistos funciona muito melhor, passo a explicar:
      1. Desenhar um triângulo invertido com o pincel, o dedo ou com o próprio aplicador do produto;
      2. O triângulo deve começar no canto externo do olho, descer até à base do nariz e voltar a subir acabando no canto interno do olho; (ver imagem)
      3. A melhor forma de esbater o corrector e preencher a zona vazia do triângulo é posicionar o dedo no canto interior do olho e começar na zona lateral do nariz e depois ir subindo e esbatendo o corretor até ao canto exterior do olho, com suaves batidas.


       E após este enorme post acho que está tudo, espero ter ajudado alguma coisa. Beijinhos

    Share:

    8 Comentários

    1. Boas dicas!
      Convido-te a participar no giveaway a decorrer no meu blog ♡ xo
      frompeonies.blogspot.com

      ResponderEliminar
    2. Eu não costumo ter olheiras mas, ainda assim, aplico sempre um corretor! Antigamente colocava-o mal mas agora já coloco em forma de triangulo e fica muito melhor! Gostei do post :)

      xx, http://www.myclassicvogue.tk/

      ResponderEliminar
    3. Excelentes dicas, vou experimentar as colheres e as tais famosas rodelas de pepino :)

      Beijinhos
      Bruna, HAVE AN OPEN HEART

      ResponderEliminar
    4. Adorei este post! Também sofro de olheiras e bem que preciso de ajuda ahah

      xoxo

      ResponderEliminar
    5. Sofro imenso com olheiras e existem certos produtos que nos ajudam, sem dúvida :)

      Beauty and Fashion

      ResponderEliminar
    6. Este post parece que foi feito para mim! O meu principal problema sempre foram as olheiras :o
      Adorei as dicas naturais de forma a contornar o problema, vou tentar o das colheres geladas.
      Adorei também a explicação do contorno em triângulo, super útil.
      Quanto aos produtos, eu tenho o anti-olheiras da Loreal, que é o nº4 do teu post, mas eu nunca o usei porque diz lá que é para 50/60 anos, por isso só a minha mãe é que usa. O que achas? Deveria usar?

      http://seculovintage-cff.blogspot.pt/

      ResponderEliminar
      Respostas
      1. Sim, ele também é anti-idade mas acho que não há problema em usares, pelo que vejo imensa gente usa, se pesquisares na net vais perceber isso e acho que não há mesmo problema mas não te posso garantir dado que nunca experimentei.
        Beijinhos

        Eliminar
      2. Que bom! :)
        Obrigada pela dica*

        http://seculovintage-cff.blogspot.pt/

        Eliminar