The Perfect Foudation

Olá, como esta a correr o vosso fim-de-sema? Hoje trago-vos um post de dicas sobre bases, porque são dos produtos de maquilhagem mais difícil de escolher o certo e adequado para o nosso tom e tipo de pele. Existem diversas marcas, diversos tipos de acabamentos, de texturas e diversos tons e por isso para as menos entendidas, como eu, fica difícil escolher a certa. Por isso, decidi pesquisar e reunir algumas dicas para ajudar na hora de escolher a base, espero que gostem: 

A textura indica para cada tipo de pele:

Cremosa - É indicada para peles secas a mistas pois têm uma boa capacidade de hidratação e para quem tem a pele madura e com mais imperfeições pois tem elevada cobertura.

Líquida - É aconselhável para todos os tipos de pele mas para quem tem poucas imperfeições pois tem baixa cobertura, sendo também a que tem o efeito mais natural.

Mousse - Tem um textura entre a líquida e a cremosa mas como tem efeito matificante não é indicada para peles secas. A sua cobertura é média.
Stick - Pode servir quer de corretor quer de base. Tem um consistência cremosa portanto não deve ser usada em peles oleosas. A cobertura deste tipo de bases está entre a média e a alta.

Pó Solto - Ideial para pele jovem e com poucas imperfeições pois é leve e tem pouca cobertura. As minerais não têm óleo na sua composição pelo que são adequadas para peles oleosas. Além de servirem como base são usados também como complemento a uma base líquida/cremosa para quem tem tendência a ficar com brilho ao longo do dia.

Pó Compacto - Tem um textura mais cremosa que o pó solto e a sua cobertura encontra-se entre a leve e a média. É adequada para todos os tipos de peles. Eu pessoalmente sou fã deste tipo, apesar de ainda não ter encontrado a tal.

Spray - Tem um textura mais seca logo é a ideial para peles oleosas tendo uma boa cobertura. (Não se deve aplicar directamente no rosto pois pode-se sujar o cabelo e as sobrancelhas). 

Hight Definiton - Usada para sessões fotográficas e filmes. É muito bem absorvida pela pele por isso disfarça linhas finas e rugas. A sua cobertura é média ou alta e é adequada para todos os tipos de peles. 

Full Coverage - é uma base artística tendo uma cobertura muito alta, de quase 100 % e é muito densa. É adequada para problemas de pele como o acne, poros e imperfeições muito evidentes.  
O tipo de acabamento:

Matte ou Opaca: Possui um acabamento sem brilho, ajuda controlar a oleosidade da pele e o excesso de brilho.

Semiopoca ou Semimatte: Adequada para peles mistas pois possui os efeitos da matte mas em grau menor.

Acetinada: Uma base mas fluída, com um efeito aveludado. É indicada para peles mistas e secas.

Iluminadora: Possui um leve brilho por isso é indicada para peles secas mas não para peles com rugas pois evidência-as.

Escolher o tom certo:

1. Deve se experimentar a base na bochecha pois é um sítio de tom médio entre a testa e o pescoço. A testa tende a apanhar mais sol e o pescoço menos pelo que a zona das maçãs dos rosto tem um tom intermédio.

2. Nunca se deve experimentar a base na mão  ou no pulso, estas zonas têm um tom muito diferente da nossa pele do rosto.

3. Deve-se aplicar três tons de bases de forma a encontrar o  mais adequado ao nosso tom.

4. Devemos verificar se a base é ou não o nosso tom com luz natural, para que possamos ver realmente a cor da base na nossa pele. 

5. Ao experimentar a base devemos ter o rosto lavado e hidratado, nunca experimentá-la se antes de sair de casa colocámos outra base. 

6. As pessoas de pele muito escura devem ter cuidados redobrados pois existem bases para peles negras que tendem a ser acinzentadas, tentem comprar tons mais quentes e acastanhados. 

7. Sabemos que uma base é o nosso tom quando ao experimentarmos na pele ela não se nota, nem mais escura nem mais clara, e além disso a imperfeições ficam disfarçadas. 

8. Deixo-vos agora um site, o Foundation Matrix, que atravéz do nosso subtom de pele (amarelo, rosado, neutro, etc), que eu já vos falei aqui no blog (Qual é o teu subtom de pele?) e do nosso tom nos mostram várias bases que seriam adequadas para a nossa cor de pele. Ou então através de uma base que usemos mostram-nos outras com as mesmas características. 

Gostaram do post? Qual o tipo de base que usam? E que marcas preferem? Beijinhos e Bom fim-de-semana! 

Share:

5 Comentários