sem soutien.

O soutien é a peça mais característica do closet feminino e por isso foi das peças que mais mudanças sofreu ao longo dos anos. Tudo começou com os espartilhos e à medida que se iam mudando mentalidades, o soutien ia também evoluindo, tornando-se mais feminino, mais sexy e mais prático. A moda também ajudou neste processo, reinventando a forma de usá-lo constantemente. Mais recentemente começámos a vê-los por cima da roupa, já os vimos também a assumir o papel de tops e a espreitar através de decotes vertiginosos e alças finas. No entanto, apesar da sensualidade a eles associada, sempre foram encarados como a maior arma de repressão feminina. Nos anos 60/70, mulheres ameaçaram queimar soutiens em praça pública enquanto lutavam pela liberdade feminina e pela igualdade de géneros. Agora, no século XXI, a ideia reacendeu com mais força e surge associada à hashtag #freethenipple. Um movimento que se opõe à sexualização do mamilo feminino, que luta contra a descriminação de géneros e que apela à igualdade. Os soutiens ficam agora na gaveta e a tendência de andar sem soutien na rua é muito mais que uma moda. É uma questão política, de mudança de comportamento e também de saúde. Da Kendall Jenner à Rihanna muitos são os nomes associados a esta causa e que abraçam a máxima "no bra, no problem" com a maior das descontracções e sem ponta de pudor. A tendência é a liberdade e as mais recentes colecções de lingerie acompanham o movimento - trazendo modelos cada vez mais leves, mais transparentes, mais finos e livres de almofadas e aros - deixando ao de cima toda a sensualidade do relevo do peito feminino. Em termos práticos andar de soutien só se revela um desafio quando falamos de tamanhos maiores que necessitam de mais suporte, tudo o resto reflecte apenas falta de hábito e desconforto a algo a que não estamos habituadas. Todas nos achamos que o melhor momento do dia é chegar a casa e tirar o soutien, por isso se com certas peças de roupa o podermos fazer sem causar o pânico geral, porque não? Aliás, existe até certos tipos de peças que ficam mais favorecidas e confortáveis se dissermos não ao soutien.
O assunto é tabu e é ainda impossível sair à rua sem soutien com um top mais transparente ou mais justo sem sermos sujeitas a olhares e comentários. Mas na maior parte das roupas nem se vai notar e as pessoas à nossa volta nem vão perceber. Antes não se podiam mostrar os ombros, as costas ou os tornozelos, quem sabe daqui a uns anos não olhamos para os mamilos femininos da mesma forma.
O assunto é ainda polémico e não causa consenso, em que lado é que se encontram?

Share:

5 Comentários

  1. É sem dúvida muito mais confortável mas confesso que em certas peças não gosto de ver...
    Beijinhos!

    http://missweetie.blogspot.pt/2016/09/serum-garnier-fructis-adeus-danos.html

    ResponderEliminar
  2. Depende da roupa! Há peças que ficam bem melhores sem, mas outras nem por isso. São gostos... Só não usa quem gosta e se sente bem assim, os outros que se habituem!

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigado :)

    Sou da opinião que as mulheres se devem sentir, acima de tudo, confortáveis. Gosto daqueles com renda :)

    NEW REVIEW POST | Dermacol: Make-Up Cover.
    InstagramFacebook Oficial PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  4. Não me faz confusão ver nas outras pessoas, mas não é para mim :p

    MY KIND OF JOY

    ResponderEliminar
  5. Não me faz confusão nenhuma que andem assim, eu pessoalmente não conseguia porque me sentia sem suporte nenhum!
    http://lavitainrosaa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar